sábado, 13 de setembro de 2014

PIRACAIA -----'1940




Acima, o Chefe do Executivo - 1940 - ladeado por alguns funcionários municipais.
Na sequência: Igreja Matriz, Praça pública, Rua Barão do Rio Branco; lá embaixo, o edifício da cadeia pública e o Paço Municipal. 




















Piracaia é um termo tupi-guarani que significa "Peixe Queimado".
A cidade que leva o nome de Piracaia originou-se de uma grande pedra existente em um dos pontos extremos de sua divida com Joanópolis, conhecido como Pedra do Piracaia.
Em 1940, o prefeito chamava-se Silvino Júlio Guimarães Júnior, que esteve vereador na legislatura 1936/1937. Era membro do Partido Republicano Paulista e fora nomeado pelo então Interventor Federal Adhemar de Barros. 
Nessa época, apenas 2.138 habitantes moravam na sede distribuídos em prédios; outros 11.177 fixavam-se na zona rural e por esse motivo não havia grandes latifúndios. Cerca de 1.200 pequenos proprietários ocupavam uma área de 16 mil alqueires.
Eram registrados 116 estabelecimentos comerciais e industriais, na maioria armazéns de secos e molhados, e algumas lojas de fazendas.
Havia engenhos de aguardente, máquinas de beneficiar arroz e café, ferrarias, padarias, olarias, selarias e fecularias.
Em grande quantidade era encontrado no município um granito preto de notável resistência, considerado como um dos melhores do mundo, somente comparável com outra espécie parecida existente na Bélgica.
Havia um grupo escolar com 350 alunos, 10 escolas estaduais instaladas na zona rural, 2 escolas municipais também na zona rural, e uma escola particular com cerca de 20 alunos.
Grande número de logradouros calçados com paralelepípedos, luz elétrica, abastecimento de água e esgoto, telefone, telégrafo explorado pela São Paulo Railway Cia., linha de ônibus, estrada de ferro e de rodagem.
O prefeito Silvino executara calçamento em mais dois quarteirões da Rua Barão do Rio Branco, reforma de estradas municipais, do prédio da Prefeitura, construção de pontes, conservação de estradas, reforma do jardim da Praça Nossa Senhora do Rosário e remodelação do jardim da Praça Santo Antonio, ponto central da cidade.

Fonte: Revista das Municipalidades da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário