quinta-feira, 12 de março de 2015

CAMPOS NOVOS PAULISTA, MINHA TERRA NATAL

Nasci aos 16-07-1941 em Campos Novos Paulista, SP, filho de Durvalino Antonio Ribeiro e Benedita Maria Ribeiro. 
Até os 10 anos vivi no sitio da família no município de São Pedro do Turvo. Depois trabalhei em diversas olarias e em 1960 iniciei minha carreira na CBA-Votorantim como Ajudante. 
Tive diversas promoções e aposentei-me como Assistente Administrativo. 
Formado em Pedagogia, lecionei durante 10 anos no 1º e no 2º graus em Alumínio, Mairinque e São Roque.
Campos Novos Paulista é uma estância turística servida pela BR-153 (Rodovia Transbrasiliana), que tem um clima privilegiado. 
É minha terra natal e tenho maravilhosas lembranças de minha infância ligadas à essa cidade que fica a meio caminho entre Ourinhos e Marília, duas importantes cidades de nosso interior.
Um tio de meu pai, de nome Joaquim dos Santos possuía uma chácara na cidade nos anos quarenta. Tinha um pomar de cítricos muito bonito, onde prevaleciam as laranjas baianas. Possuía ainda um moinho de milho movido pela queda da água. Próximo da casa dele, a usina termoelétrica que produzia energia elétrica para a cidade. Ela funcionava das dezoito horas às seis da manhã.
Lembro-me de algumas pessoas daqueles tempos: Dengo, farmacêutico dedicado; Joaquim de Matos, comerciante, proprietário da Casa Verde (Tecidos e Armarinhos) e João Fogueteiro. Aliás, meu tio Laurindo depois de vender seu sítio na Cabeceira Bonita, comprou a chácara do Fogueteiro, quase em frente ao cemitério, onde está sepultado meu avô paterno Joaquim Antonio Ribeiro, o Florenção. 
Meu avô trabalhou na abertura da Estrada de Ferro Sorocabana entre as cidades de Ourinhos e Piquerobi. 
Da esquerda para a direita: Meu avô Joaquim Antonio 
Ribeiro, o Florenção, o filho dele Laurindo e a esposa 
Orides que moraram muitos anos em Campos Novos na 
chácara que foi do Sr. João "Fogueteiro" 
(defronte ao cemitério)."

In Blog do Ribeiro administrado por Wilson do Carmo Ribeiro.

2 comentários: