domingo, 29 de março de 2015

DOBRADA FEZ ANIVERSÁRIO DIA 28 DE MARÇO. CONHEÇA-A!

Origem do nome
Há dúvidas quanto à origem do nome do município. O que consta é que de Sesmaria dos Cocais em 1893, passou a se chamar bairro do Santiago em 1900. 
Tudo indica que o nome tem a ver com um sitiante espanhol, dono da maior parte destas terras, que se chamava Santiago.
Com o passar dos anos, por causa da curva que fazia no final da rua boiadeira, por onde os tropeiros passavam e às vezes paravam para pernoitar, o nome Dobrada foi surgindo.
Os tropeiros diziam um para o outro que, quando passassem pelo povoado, parariam na dobrada do Santiago para descansar. Daí surgiu o nome Dobrada.
Nota: O Dr. Carlos Pinto Alves citou na carta que estas terras provavelmente levaram o nome de Posses.
Um dos primeiros benefícios que a crescente população recebeu foi o prolongamento dos trilhos da EFA - Estrada de Ferro Araraquarense, em 1908.
Os trilhos, de bitola estreita, passavam atrás da chácara Espaço Livre, antiga Fazenda Nossa Senhora Aparecida.






A iluminação elétrica chegou em 1912.
Diante da solicitação dos políticos dobradenses para a criação do município, o deputado Laurindo Dias Minhoto, que era presidente da Comissão de Estatística – Divisão Civil e Judiciária e outros membros da Comissão, deu o parecer nº 10 de 1926, solicitando dados referentes à população, como: a renda dos munícipes, infra-estrutura e saneamentos e outras coisas, ou seja, os quesitos não atendiam a demanda. Na realidade os políticos do alto escalão não quiseram dar a oportunidade para Dobrada.

 
Os políticos acabaram alterando no papel o traçado das linhas da Estrada de Ferro. Em 1955, ela foi transferida do centro urbano, onde estava, para outro local, a 3 km de distância, o que trouxe mais atrasos.
Em 23 de março de 1963, após 50 anos de brigas políticas, foi realizada uma reunião, na casa do Liberato Felipe Meloni, para tratar de um assunto que foi de suma importância à sociedade da época. Tratava-se de reiniciar o movimento com um único objetivo: buscar a tão almejada Emancipação Politico-Administrativa do município.
Toda população foi esclarecida sobre o tal assunto.
Com todos os dados necessários em mãos, uma Comissão formada por políticos dobradenses partiu para São Paulo. 
O objetivo da viagem era entregar ao deputado Cyro Albuquerque, então presidente da Assembléia Legislativa Estadual da subscrição dos eleitores dobradenses, os documentos solicitando mais uma vez a autonomia política e administrativa para a sua cidade.
Após um ano de espera foi sancionada uma Lei que poderia ser a que daria autonomia ao Distrito. Houve, porém, uma dura resistência por parte da oposição, tanto de Dobrada quanto de Matão. Até mesmo o governador Ademar de Barros se opôs contrário ao projeto, vetando a lei que elevaria o Distrito de Dobrada a município.
Finalmente, o município de Dobrada adquiriu sua sonhada independência através da lei nº 8.092, de 28 de fevereiro de 1964.


Ao término das festas comemorativas da criação do Município, todas as forças políticas se uniram para tratar da sua instalação. Assim sendo, em 28 de março, depois de um ano de preparação, o mesmo foi instalado solenemente.
A partir daquela data, Dobrada não dependeu mais politicamente de Matão e passou a andar com as próprias pernas. 

fonte: Gilberto Bertonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário