sexta-feira, 20 de março de 2015

PARABÉNS, CAIUÁ!


No início do século XX, na época da expansão de Estrada de Ferro Sorocabana - EFS - para atingir as margens do Rio Paraná e em conseqüência o Estado de Mato Grosso, foram surgindo diversos núcleos. 

Foi assim que teve origem no início de 1922 o povoado de Caiuá que recebeu esse nome pelo fato de a região ter sido habitada pelos índios pertencentes à tribo Caiuá, que em tupi-guarani significa Mato Ralo

Inicialmente, porém, era indicado como Água do Pavão.


Os fundadores de Caiuá foram: João Moisés, João Manjolo, Salvador Antonio, Manoel Teixeira, Alfredo Lopes, Bernardo Ferreira, Benjamim de Arruda Vaz, João Crisóstomo Ferraz, Pedro Alexandre e os irmãos Cleto Marinho de Carvalho, Dario Marinho de Carvalho e Antonio Marinho de Carvalho Júnior.



Já em fins de 1928, o pequeno povoado teve a criação do Distrito de Paz de Caiuá, no município de Presidente Venceslau, Comarca de Santo Anastácio, pela lei 2310 de 14 de dezembro de 1928.

Em 30 de dezembro de 1953, Caiuá foi elevado à condição de Município através da Lei nº 2.456. 

A comemoração da autonomia político-administrativa de Caiuá se dá, entretanto, a 19 de março, dia de São José, que é o padroeiro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário