quarta-feira, 14 de setembro de 2016

ANTIGO MUNICÍPIO DE " CÓRREGO DO VEADO" FAZ 99 ANOS HOJE. MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR.

PRESIDENTE PRUDENTE, A UM PASSO DO PRIMEIRO CENTENÁRIO
 

Denominações anteriores: Córrego do Veado.
Fundadores: Francisco de Paula Goulart e José Loras Marcondes.
Data da Fundação: 14 de setembro de 1917.
Nessa ocasião, os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, chegavam apenas até a cidade de Indiana e não demorou muito para que alcançassem a Vila Goulart. Assim, 2 anos depois, deu-se a inauguração da ferrovia, ou seja, precisamente em 19 de janeiro do ano de 1919. O progresso que o local teve com a chegada da ferrovia foi realmente notável.
Houve uma grande afluência de pessoas de todas as partes, que vinham ter a estas paragens para colonizar a então “Vila Goulart”. A colonização foi racionalizada, em fins de 1919, com a chegada à Vila Goulart, do saudoso Coronel José Soares Marcondes que iniciou o núcleo agrícola, “Vila Marcondes”. O êxito obtido com o núcleo foi proveitoso para a região, pois não só apresentou resultados satisfatórios como serviu de estímulo e exemplo aos demais.
O novo colonizador escolheu para campo de sua atividade, a margem esquerda da linha férrea, de quem vem de São Paulo, sendo que à margem direita da estrada ficava a Vila Goulart.
Assim começaram a crescer as duas vilas que iriam formar a sede do município de Presidente Prudente. Uma Capela foi construída e a 25 de março de 1920 foi celebrada a primeira missa pelo Revm.° Padre Nicéfaro de Morais.
Por ocasião da vista que na então Vila Goulart, fez em 1921 o Dr. Washington Luiz Pereira de Souza, então Governador do Estado, levou daqui as melhores impressões e deixou a promessa de que criaria o distrito de paz. Cumprindo o prometido, a Vila Goulart foi elevada à categoria de Distrito em 28 de novembro de 1921, e a Município em igual data por uma mesma Lei n° 1798; a instalação do Distrito deu-se em 1922 e a do Município em 1°-VIII-1923, tendo sido seu primeiro prefeito, o senhor Paulo de Melo Machado.
Naquela época, ou seja, em 1922, a cada Município que se criava era homenageado um presidente da República, dessa maneira deram à antiga Vila Goulart o nome de “PRESIDENTE PRUDENTE”.
Presidente Prudente foi elevada à categoria de comarca, em 28 de novembro do ano de 1922, e instalou-se em 23 de março de 1923, às 21 horas, sendo o primeiro Juiz de Direito o Dr. Olebo da Cunha Vieira, e primeiro Promotor Público o Sr. Amarílio Rocha.
Na década de 50 a Comarca tinha jurisdição sobre os Municípios de Álvares Machado, Alfredo Marcondes, Pirapozinho e Anhumas.
Origem do nome - Homenagem ao ex- Presidente da República, Prudente de Morais.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário