terça-feira, 20 de setembro de 2016

ITAPEVA: 247 anos

Resultado de imagem para itapevaResultado de imagem para itapeva
 
Itapeva foi fundada devido a rota do tropeirismo no dia 20/09/1769 no bairro das Brotas (Vila Velha ), localidade esta hoje pertencente ao município de Taquarivai/SP, e 16 anos depois devido a ataques de índios, no dia 19/09/1.785 é mudado para a atual localidade e erigida a construção da capelinha em homenagem a Nossa Senhora Santana (atual igreja matriz).
O fundador nomeado de nosso município foi Antonio Furquim Pedroso indicado pelo então governador de São Paulo, Luiz Antonio Sousa Mourão, o Morgado de Mateus.
De inicio, nossa Itapeva sobreviveu da pecuária composta de muares e cavalares; a localidade era muito pobre.
Em 1820, quando aqui passou August Baptista Saint-Hilaire caracterizou nossa pequena faxina em suas escritas: não mais que 35 casas em mau estado, fato confirmado nas telas de Jean Debret que também passou por essa localidade em 1826, e conforme Juan De Cruz Cano Olmedilla, um espanhol contratado pelo governo brasileiro em 1780 para fazer um mapeamento da rota dos tropeiros.
Consta do famoso material de que se caracterizou o mapa de  Olmedila que os tropeiros saiam de Viamão/ Rio Grande do Sul e andavam 6 léguas/dia, uma légua= 6km, portanto andavam 36 km por dia e depois pernoitavam para chegarem à feira de animais de Sorocaba.
Havia 48 pousos entre os quais 22 vilas quais eram os hoje municípios de Curitiba, Castro, Itapeva da Faxina, Nossa Senhora Dos Prazeres de Itapetininga, Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, entre outros...
O progresso visível de nosso município começou a ocorrer após a inauguração da estrada de ferro Sorocabana ocorrida em 01 de abril de 1909 com a presença do então presidente da república Dr. Augusto Afonso Penna e do então governador de São Paulo Dr. Albuquerque Lins, ocasião em que nós já tínhamos nossa primeira escola, o Colégio Faxinense inaugurado em 05/09/1900.
Nosso primeiro prefeito foi o dentista Dr. Fernando Resse e a luz elétrica foi inaugurada em 24/12/1904 às 17 horas, às margens do Rio Taquari, em propriedade do Coronel professor João Carlos Toledo Ribas.
A água foi inaugurada em 1900 por José de Oliveira Junior (Zé Canudo) e o primeiro prédio a receber este melhoramento foi a então cadeia de Itapeva da Faxina: é aquele prédio onde hoje está o Batalhão da Policia Militar, localizado hoje na Avenida Coronel Acácio Piedade.
Todo Pais, Estado ou Município tem um cidadão, um líder que se destaca em seu progresso e não há duvidas que este baluarte da história da nossa Itapeva é o Coronel Acácio Piedade, homem este responsável pela vinda de todos os primeiros melhoramentos de nossa Itapeva assim como da região.
Líder marcante sem duvidas chegou a ser deputado estadual e amigo que era de homens influentes de nossa república como Washington Luiz, Coronel Fernando Prestes de Albuquerque e seu filho Julio Prestes de Albuquerque, ambos de Itapetininga.
O coronel Acácio Piedade chegou a ser assassinado no dia 25 de outubro de 1917, às 22 horas, na estação de Vila Isabel por Luiz De Camargo.
Acabava nesse momento um ciclo do progresso de nosso município que só voltou a se desenvolver em 1930 com o ciclo do algodão e do minério.
A história da fundação de Itapeva fui possível registrar graças a jornais que circularam em nosso município; o primeiro jornal foi O Sertanejo, o segundo O Sul de São Paulo e, em seguida, vieram A Regeneração, O Progresso, A Cidade de Faxina, O Prélio, O Grulha, O Bosquejo e, finalmente teve a fundação no dia 21/04/1901 o jornal chamado O Tempo, que foi de grande marco para o registro para historia de nossa Itapeva, funcionando até o ano de 1951.
No dia 28 de junho de 1861 o governo elevou a Vila de Itapeva da Faxina à categoria de cidade, fato oficializado pela lei Provincial n13.
A cidade de Itapeva foi elevada a comarca no dia 06 de abril de 1872, antes foi parte integrante da ouvidoria de Itu por carta régia de 02 de dezembro de 1811, fez parte também da ouvidoria de Botucatu em 20 de abril de 1866 até ganhar a condição de comarca.
Hoje Itapeva é uma das cidades que mais se desenvolve no estado de São Paulo; tivemos um grande desenvolvimento a partir de 1940 com a descoberta de jazidas de minério e em seguida com a criação de indústrias de cimento, cal e outras, com grande atividade para o reflorestamento.
O município conta com um parque industrial e um ativo comércio em diversas áreas.
No dia 18 de agosto de 2003 foi instalada em Itapeva um campo da UNESP (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA), a faculdade FAIT (faculdade de ciências sociais e agrárias de Itapeva).

Blog Preto Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário