terça-feira, 13 de setembro de 2016

ITAPUÍ FEZ 103 ANOS NO DIA 11 DE SETEMBRO. MAS COMO FOI A FESTA DOS 1OO ANOS?

Nasce uma nova cidade

Segundo o Historiador André Ruiz, o município originou-se a partir da compra da Fazenda do Ribeirão do Saltinho, conhecida como Bica de Pedra em razão da existência de um córrego na propriedade, onde as pedras caprichosamente tinha o formato de uma bica. E em março de 1859, Antonio Joaquim da Silva Fonseca a comprou do capitão José Ribeiro da Silva (um dos fundadores do município de Jaú).
Antonio Joaquim ao longo da vida teve seis filhos homens e conforme se casavam iam construindo suas moradias e abrindo picadas na mata até as margens do rio Tietê e da estrada que ligaria a futura Itapuí a Vila de Jaú.
Como devoto de Santo Antonio de Pádua, doou terras para formação de um patrimônio que foi registrado em 15 de setembro de l888, na Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio de Jaú.
O doador não chegou a ver a realização do seu sonho e acabou falecendo alguns meses antes. Seu filho mais velho, José Antonio da Silva Fonseca deu prosseguimento aos anseios de seu pai.
E com o passar dos anos, esse patrimônio se tornou uma vila ao redor da capela que passou a ser chamada de Bica de Pedra. A Vila cresceu se tornou cidade e depois em 1913, município.
A pedido do Prefeito Municipal Dr. José Miraglia junto ao interventor Estadual ocorreu à mudança do nome de Bica de Pedra para Itapuí no ano de 1938, o que passou a vigorar em 01 de janeiro de l939.



Germano Camargo Junior - Igreja Santo Antonio - 2008 - Itapuí - SP.

No mês de setembro de 2013, o município de Itapuí completou 100 anos. Cem anos de muitas alegrias, mas também alguns fatos tristes, entretanto com muitas histórias para contar. Daí começamos a contar o que preparamos e oferecemos a esse senhor e senhora centenário, a nossa querida Itapuí.
Depois do surgimento da comunidade na rede social “Centenário da Bica”, que atualmente participam mais de 1.600 integrantes, as pessoas envolvidas, tanto os moradores da cidade como os ex moradores resolveram fazer um baile no estilo década 1970, para relembrarem seus melhores momentos de juventude e principalmente brindarem a vida, afinal eles resistiram e aqui estão vivos e felizes.


Flávia Lagatta – Banda Premium no Baile do Centenário - 2013 - Itapuí - SP.

Ao som da Banda Premium Show, de Alberto Alves, mais conhecido como “Berto” foi o escolhido para abrilhantar a noite, afinal tinha sido morador da cidade por mais de 10 anos, tocou na banda do “Dodô”, tradicional músico da nossa cidade. Pode desse modo, relembrar junto aos presentes as inesquecíveis canções que marcaram época e amizades.
Maria Aparecida Ferrazoli de Marche, uma das organizadoras do baile disse em entrevista que foi “muito gratificante ajudar a organizar essa festa, pois serviu para um reencontro de amigos... todas as pessoas que participaram tiveram uma oportunidade única de se encontrarem”.
No total participaram cerca de 320 convidados e a organização nasceu de uma comissão denominada ‘Comissão do Centenário’, na qual a sociedade civil tomou a iniciativa e a realização do baile.
Depois de 4 anos, foi realizada a XI Olimpíada do Trabalhador novamente, concentrando a maior parte das suas atividades no Ginásio de Esportes Antonio Fadini, realizada pela Diretoria de Esportes e Lazer junto as empresas apoiadoras da cidade. Tivemos muitas competições nesses quase dois meses que foi do final de agosto ao início de outubro.
Em parceria com 10 empresas da cidade foram disputadas 42 modalidades (masculino e feminino).
O homenageado da Olimpíada do Trabalhador, desse ano foi o ex- jogador de futebol Alcides Zago, atualmente com 75 anos, que com a homenagem voltou ao período que cursou Educação Física, já com 50 anos, para assumir a primeira Diretoria de Esportes do município, em 1984.
Na abertura e no encerramento tivemos muitos shows com os Grupos Star Dance Break ao som de hip hop e Ousadia, ao som de axé, todos da nossa cidade. E os campeões receberam troféus e medalhas na cerimônia de encerramento. O Diretor de Esportes Márcio Calixto Rosa de Melo e deixou frisado que “é um recomeço, e apesar das dificuldades temos que continuar insistindo nesse tipo de projeto, porque aos poucos a população vai voltando a valorizar as competições locais.”



Flávia Lagatta – XI Olimpíada do trabalhador/Gin. Esportes - 2013 - Itapuí - SP

No dia 08 de setembro, no Campo Municipal Doutor José Miraglia foi realizado um torneio de futebol em comemoração ao centenário. Participaram 4 times, entre eles crianças e adolescentes de Itapuí e da cidade de Bauru, um torneio amistoso organizado pelos esportistas Edson Fernandez, mais conhecido como “Fiante” e Orisvaldo Simão. No final houve premiação com troféus e medalhas.



Flávia Lagatta – Torneio de Futebol Infanto-juvenil - 2013 - Itapuí - SP.

Dentre tantas atrações que tivemos na nossa praça, uma delas foi destaque em nossa programação, o Palco do Centenário, e por lá passaram todos os gostos e estilos musicais. A banda Rocksoba, liderada pelo músico itapuiense Paulinho Lisca, com muito Pop, Rock e MPB foi quem fez a abertura do nosso palco.
No dia 8, no período da tarde, foi realizada a Cruzada Evangélica, onde pela primeira vez na cidade, foi incluído esse tipo de evento nos festejos de comemoração. Moisés Alberto da Silva, disse em entrevista “Para os evangélicos é uma vitória grande. Nunca tivemos um espaço desses para expressar a nossa religião”.
Além disso, tivemos a Banda SPJ (Só Por ti Jesus), banda católica que tocou muita música “para Cristo” como eles próprios se denominam. Todos eram moradores de Itapuí. Sérgio Augusto Oliveira, mais conhecido como “Mineirinho”, falou “ Estou gostando muito. Isso é um resgate dos artistas de Itapuí”.
Outra grata surpresa foi o trio Auto Retrato, da cidade de Bocaina e Jaú, que nos brindaram com a bela música popular brasileira de ótima qualidade, trazendo beleza e leveza num fim de tarde de domingo.
Tivemos também a dupla local Cleiton e Felipe (que abriram o show de aniversário) e a Orquestra de Violas, orgulho da nossa terra com muita música sertaneja, da moderna a boa e velha canção raiz.
E como presente, a Secretária de Estado da Cultura nos concedeu no dia do nosso aniversário, a sambista e cantora Rose Calixto, que estava lançando o seu CD Passo a Passo, presente que não esqueceremos jamais. Rose Calixto foi surpreendente, emocionou a todos com o seu carisma e alegria, o povo aprovou com o seu samba, prova que as pessoas gostam de tudo que tem qualidade.



Flávia Lagatta – Show com Rose Calixto no Palco do Centenário - 2013 - Itapuí - SP

No meio do seu show, chamou ao palco, Samuel Souza Melo, músico e percussionista itapuiense que deu uma palhinha ao lado da grande estrela da noite, demonstrando gosto pela raiz brasileira que está no samba.
O seu show manteve a praça cheia, com mais de 1000 pessoas ouvindo e cantando com ela. Neuza Gonçalves que estava no show, disse “Estou adorando. Deve ter mais desses eventos, pois ainda o povo está acanhado”.
Ricardo Guarnieri, Diretor da Cultura disse “Podemos dizer que os adjetivos para descreverem o Palco do Centenário são muitos, mas destacamos principalmente os seguintes: espaço da liberdade de expressão, respeito à diversidade cultural e democracia musical”.
De memorial em memorial vamos resgatando a nossa memória


Flávia Lagatta – Abertura do Memorial do Centenário - 2013 - Itapuí - SP

Dizem que tudo que o ser humano faz é cultura, e de fato é, entretanto existem algumas ações que são muito mais do que uma simples ação, ou seja, é marco, e por isso vira símbolo, e se tem algo que essa gestão cultural atual tem primado é pelo fazimento do símbolo, e por isso tantos memoriais.
O Memorial do Centenário foi um marco na nossa cidade, porque não se tratou apenas de uma exposição fotográfica, mas de um espaço de memórias e identidades ao ar livre, em plena praça pública, aberta a todos e oportunizadas em larga escala.
Tivemos expostas 163 fotos, divididas em temas e períodos marcantes da nossa história. Passaram por lá mais de 5.000 pessoas, dessas, mais de 2.010 assinaturas, visitantes que foram mais de uma vez, alguns passavam quase todos os dias. O acervo de fato encantou, relembrou e emocionou os visitantes.
“O memorial foi um resgate histórico dos cem anos de município de Itapuí” disse Andre Ruiz, historiador, e responsável pelo argumento da exposição. Tínhamos fotos desde o surgimento da cidade, da construção da Ponte de Madeira, da Ponte Concreto, da Ferrovia Douradense, dos desfiles dos aniversários, e outros fatos que marcaram a história.
“É interessante porque o povo de hoje está vendo como era Itapuí antigamente. Muita gente que passa aqui não conheceu a Prainha” disse Carlos Roberto Lelis Junior que estava na secção de fotos onde mostrava a “ Prainha” até a década de l990.
O prefeito José Eduardo Amantini destacou a importância desse tipo de evento dizendo que “gastar com o resgate da história não é despesa mas investimento nas futuras gerações” e para completar o Diretor da Cultura, Ricardo Guarnieri reafirmou, “esse é um mês de muitas atrações, mas com certeza esse memorial é o que de fato ficará como a principal marca do centenário, afinal a memória é o que move o ser humano.”
Diz o ditado popular que uma casa se começa pelo alicerce, tijolo a tijolo. De fato, se queremos uma cidade melhor para se viver e mais organizada teremos que começar por compartilhar responsabilidades e alegrias, e foi nesse sentido que oferecemos um belo e gostoso bolo de aniversário para o nosso povo.



Flávia Lagatta – Bolo do Centenário - 2013 - Itapuí - SP

Essa foi a primeira vez que os cidadãos foram convidados a saborear o bolo de aniversário da cidade. A cantora Rose Calixto cantou parabéns ao coro de toda população presente, parabenizando a nossa querida Itapuí, e logo depois das palmas, foram distribuídos pedaços de bolos para mais de 2.000 pessoas. O bolo foi confeccionado pelas colaboradoras da Cozinha Piloto com muito carinho.
O prefeito de Itapuí, José Eduardo Amantini, que esteve presente na festa, ficou feliz com o resultado: “Estamos muito felizes com os eventos do Centenário. Apesar das dificuldades financeiras que herdamos, estamos proporcionando uma festa digna do nosso primeiro centenário, comemorando junto com a população”, comentou Amantini.
Para as crianças, a programação estava apenas começando, pois no final de semana tivemos o Itapuí Feliz, que durou mais de 16 horas de alegria e diversão, (dia 14 e 15). Com cama elástica, brincadeiras, bexigas, doces e palhaços que animaram e interagiram com as crianças presentes.
Ainda tivemos a participação de grupos artísticos da cidade, como o grupo de Capoeira Falcão Dourado, a participação de outras diretorias, como a doação de mudas de árvores nativas pela Diretoria do Meio Ambiente, e ações de prevenção à saúde tanto com exames, como com vídeos sobre a prevenção da dengue, pela Diretoria da Saúde.



Flávia Lagatta – A praça é do Povo – Itapuí Feliz - 2013 - Itapuí - SP.
No período da noite tivemos a apresentação teatral no caminhão-palco da peça “Caipirologia”, da Cia Trovadores da cidade de Dois Córregos, na qual o texto da peça era baseado na história do campo, do caipira, em temas de cuidado e preservação do Meio Ambiente, usando como nome dos personagens, Ozônio, Poluição, Recicragem, Mãe Terra, Farna, Frora, Fumaça, e outros.



Flávia Lagatta – Apresentação da peça teatral Caipirologia - 2013 - Itapuí - SP

Marlene Aparecida do Nascimento que estava acompanhada de seu filho, disse “Precisa ter mais atrações como essa para as famílias virem com as crianças”. No total cerca de 120 pessoas de todas as idades: crianças, adultos e idosos assistiram essa apresentação.
Nesses dois dias, a estimativa é que mais de 3.000 pessoas passaram pela Praça da Matriz.
E depois de alguns anos sem desfile, “Ele voltou para marcar território e mostrar que é possível dar o pulo do gato, de algo organizadamente paramentado podemos trazer para rua um desfile temático e porque não crítico, ao menos essa foi à impressão dos mais atentos” disse o Diretor da Cultura.
Como homenagem principal o aniversário da cidade, as Diretorias da Cultura, Esporte, Educação e Social realizaram no dia 14, o Desfile Cultural de 100 Anos. Abrindo o desfile com a Banda Marcial de Bariri, foi seguida pelas crianças das escolas Municipais, logo depois os alunos do Projeto Espaço Amigo, em seguida os alunos do Projeto Descobrindo Talentos, depois os adolescentes da Escola Estadual Senador Vicente Prado e encerrando com a Banda Marcial ensaiada pelo professor de música Gilson Sebastião das crianças da EMEF Manoel Rodrigues Ferreira.
Foram mostradas também as imigrações que chegaram até Itapuí, o bolo simbólico, as principais agriculturas: café e cana de açúcar, passagens da história da barragem do Rio Tietê, da Prainha, das Indústrias e acontecimentos que fizeram a história do município.



Flávia Lagatta – Desfile Cultural: Itapuí 100 Anos - 2013 - Itapuí - SP

A volta da Praça estava totalmente tomada, não havia espaço para mais ninguém, todos prestando sua homenagem à cidade mar azul. Vale destacar a tentativa de resgate dos povos que aqui se fez, mas que muito ainda tem a se fazer nessa busca de cidadania e oportunidades iguais.
Alguns dias antes da festa propriamente dita, aconteceu o tradicional desfile dos cavaleiros e participaram tanto os cavaleiros e amazonas da nossa cidade quanto das cidades vizinhas que vieram para um domingo diferente mostrando um show de beleza, dos animais e amantes dos bois e cavalos.



Flávia Lagatta – Desfile dos cavaleiros - 2013 - Itapuí - SP

Por isso, nada mais apropriado para encerrar os festejos desse mês do centenário, aconteceu a XV Festa do Peão de Itapuí, na Chácara do Titão, onde tivemos shows com a Banda Bamboa, Michel Teló, Marcos e Belutti e para encerrar Duduca e Dalvan com participação especial do Prefeito Amantini cantando uma canção com a dupla. O evento de organização e realização de Renan Rochide e Paulo Índio, junto a Prefeitura Municipal de Itapuí. Os quatro dias de festas foi um sucesso.



Flávia Lagatta – 15º Festa do Peão - 2013 - Itapuí - SP

O maior desafio da Prefeitura de Itapuí por meio da Diretoria da Cultura, foi proporcionar a toda a população uma variedade de atrações, como bem ressaltou o Diretor Ricardo Guarnieri, “Apesar do baixo orçamento que tivemos, procuramos ser bastante criativos no planejamento e nas ações culturais desse mês, e principalmente atender a todas as demandas e camadas sociais e dimensões estéticas e representativas da sociedade.” E ao que tudo indica esses serão os princípios que serão seguidos nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário