segunda-feira, 9 de março de 2015

PARABÉNS, ALTINÓPOLIS!


ALTINÓPOLIS: 96 ANOS



Vindo do lugar denominado “Ponta da Faca”, no Estado de Minas Gerais, o Capitão Diogo Garcia da Cruz, em companhia de seus filhos: José, Joaquim, João e Antônio Garcia de Figueiredo, aqui estabeleceu-se e foi o primeiro desbravador que se tem conhecimento do local onde hoje se situa o município de Altinópolis, antigo Arraial de Nossa Senhora da Piedade, do Mato Grosso de Batatais.


Em 28/04/1866, Antônio Garcia de Figueiredo, doou 43 alqueires de terra à Nossa Senhora da Piedade e uma pequena povoação foi surgindo. A princípio eram casas de taipas, depois as construções foram feitas com mais capricho.

Em 8 de março de 1875, o povoado foi elevado a Distrito da Paz. Em 3 de dezembro de 1918, foi assinado o decreto de criação do município de Altinópolis. Em 9 de março de 1919, a vila foi emancipada politicamente. No ano de 1965, instalou a Comarca de Altinópolis.

Como tinha dois nomes para ser dado à nossa cidade, ocorreu um plebiscito para a escolha entre Jetirana e Altinópolis, este em homenagem ao presidente do Estado, Altino Arantes.

Altinópolis limita-se com os municípios de Batatais, Brodósqui, Patrocínio Paulista, Santo Antônio da Alegria, Cajuru, Serrana, São Sebastião do Paraíso e Serra Azul.

Fica a 377 Km de São Paulo. 

Os rios principais são: Rio Pardo, Rio Araraquara, Rio Esmeril e Rio Sapucaí.

População: 
15.607 habitantes.
site da PM local.












Nenhum comentário:

Postar um comentário