terça-feira, 26 de maio de 2015

BASTOS, A CAPITAL DO OVO

Bastos é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º55'19" sul e a uma longitude 50º44'02" oeste, estando a uma altitude de 445 metros. 
Sua população estimada em 2.010 era de 20.445 habitantes.
O nome do município originou-se da Fazenda Bastos, propriedade de Henrique Bastos, pai de Charles Bastos. E foi nessas mesmas terras que ocorreu a fundação do município, em 18 de junho de 1.928, por Senjiro Hatanaka, enviado pelo governo japonês para procurar terras para receber as levas de imigrantes japoneses. 
Após ciclos de culturas como o café, algodão, sericicultura, a partir de 1.957, o município descobriu sua vocação econômica: a avicultura de postura. 
O município tem o maior plantel de galinhas de postura do país sendo assim, o município com a maior produção de ovos do Brasil, por isso a auto-intitulação de "capital do ovo". 
Bastos também é o município brasileiro sede da Festa do Ovo. Tal festival reúne não só uma exposição com inovações e produtos utilizados no setor aviário, como também shows e entretenimento em geral para a população de Bastos e região. 
















A Festa do Ovo é um evento de repercussão internacional e oficialmente reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo na cidade de Bastos constando inclusive, no Calendário de Eventos Agropecuários da Secretaria de Agricultura e Abastecimento; no Calendário de Feiras e Exposições da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; no Calendário de Eventos Turísticos da Secretaria de Esportes e Turismo, do Ministério da Agricultura, de Turismo e da EMBRATUR.
Trata-se do único acontecimento desta natureza realizado no País, haja vista que Bastos foi fundado por imigrantes japoneses, é o único Município que ainda conserva os traços dessa origem nos usos e costumes, na manutenção da tradição milenar do povo japonês aqui introduzido e adaptado por velhos imigrantes, e por mantermos o codinome de Capital do Ovo por sermos o maior produtor de ovos da América Latina.
É nesta época que esta pequena Cidade se torna grande com o fluxo de milhares de visitantes que se deslocam dos mais diversos pontos do País para apreciarem a exuberância deste acontecimento, o número dos quais já ultrapassaram o limite de 100 mil pessoas. E esta repercussão se deve ao fato de que a Festa do Ovo é um evento organizado em moldes totalmente diferentes das demais iniciativas desse gênero pois ela não se restringe apenas e tão somente à mostra e comercialização de produtos hortifrutigranjeiros.
Concomitantemente à Festa do Ovo, é realizado também inúmeras outras exposições tais como: Orquídeas, Fotografias, Ikebana (arranjos florais), filatelia e numismática, bordados, pedras curiosas e outras que atraem a atenção de todos os visitantes, além das apresentações da cultura japonesa tais como: o Cerimonial do Chá, danças, bailados e teatro amador, o Encontro Nacional de Avicultores e Jornada Técnica.
Durante todos os dias do evento são realizados shows artísticos com a presença de cantores e bandas locais, regionais e os consagrados artistas do cenário nacional, além da montagem de Parque de diversões e uma completa Praça de Alimentação com a culinária de todos os tipos, em especial a japonesa. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bastos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_do_Ovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário