terça-feira, 26 de maio de 2015

QUEM FOI JOSÉ MENINO QUE DEU NOME A UM BAIRRO EM SANTOS?

José Menino era o apelido de José Honório Bueno, nascido no ano de 1.766 e batizado a 18 de maio do mesmo ano, na igreja Matriz de Santos, filho de Bernardo Bueno de Araújo e Ana Francisco Fernandes, ambos naturais de Santos. 
A despeito do seu avantajado físico, ele tinha o cognome de José Menino; na sua juventude aprendeu ourivesaria e fazia com perfeição rosários de ouro, medalhas, relicários e outros artefatos de matéria preciosa, vivendo mais tarde da agricultura.


Por volta de 1.817, já cinquentão, José Honório Bueno resolveu contrair matrimônio, mas para fugir ao falatório dos parentes, amigos e conhecidos, que se opunham ao casamento porque a noiva, Gertrudes Maria Madalena, não era flor que se cheirasse, e até diziam que ambos eram filhos do mesmo pai, José Menino partiu para o Planalto, onde na Igreja da Penha se uniu pelos laços matrimoniais, perante o vigário José Rodrigues Coelho e as testemunhas padre Joaquim Monteiro da Silva Buri e André Alves Borges.


Mas o casal, como era esperado, não se deu bem. E veio a separação, definida em escritura pública de 18 de dezembro de 1.827. 
Irrequieto e temperamental, José Honório Bueno "arrumou-se" com Porcina Maria dos Anjos, cinquenta anos mais moça do que ele, que orçava pelos sessenta e seis anos. 
Desse contubérnio, provieram três filhos: José Honório Bueno, João José Bueno e Carlos Honório Bueno, contando Costa e Silva Sobrinho, em Santos Noutros Tempos, que o primeiro deles foi despachante geral da Alfândega.
José Honório Bueno morreu a 9 de outubro de 1.854, com 88 anos.
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0398.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário