quarta-feira, 13 de maio de 2015

INDIAPORÃ, UMA BELA VISTA!

Segundo consta do IBGE, a iniciativa de Hipólito de Moura, Alcides Borges da Silva e Francisco Leonel Filho em formar um patrimônio, foi concretizada por Luiz Antônio de Amorim, proprietário local, que em 1940, doou uma gleba para implantação da praça da Matriz, onde foi levantado um cruzeiro marcando a fundação da povoação. 
Foi construída a capela de São João Batista, o Padroeiro, onde em dezembro do mesmo ano, o Padre Victor Alves de Assis celebrou a primeira missa. 
O fundador encarregou o engenheiro José Dantas para proceder a demarcação dos 97 lotes iniciais da povoação de Indianópolis, assim denominada. 
Muitas famílias afluíram ao núcleo, onde estabeleceram agricultura, pecuária, pesca e extração de minerais. 
O rápido progresso possibilitou a criação do Distrito de Paz, em 1948, com topônimo hídrico Indiaporã, cujo radical indígena porã significa bonita; portanto, índia bonita, em homenagem aos índios goytacazes que viviam na região. 
A fase de maior desenvolvimento ocorreu, no entanto, a partir de 1974, quando a Companhia Centrais Elétricas de São Paulo - CESP, iniciou a construção da barragem da Usina Água Vermelha, no rio Grande. 
Para atender à infra-estrutura necessária, foram implantadas vias de acesso, unidades médicas e núcleo residencial de 1200 casas, possibilitando a fixação de grande número de novos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário