quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ÁLVARO PEREIRA X CELSO JOSÉ DE BRUM


Os afrescos que decoram o altar do Santuário de Santa Teresinha, em Taubaté, foi pintado no ano de 1960 pelo artista Álvaro Pereira, paulistano nascido em 1912 no bairro do Braz.
Quando foi contratado para o serviço, ficou sabendo de uma peça produzida e encenada por estudantes secundaristas do Estadão, intitulada "O Julgamento de Cristo", onde os atores usavam figurinos daquela época.
Um dos atores era Celso José de Brum. Foi justamente este rapaz que serviu de modelo para o artista, após uma breve sessão de fotos.
 




Detalhe da pintura de Álvaro Pereira na cúpula da igreja Santa Teresinha. 
Outros trabalhos de Álvaro Pereira, especialista em decoração sacra: as pinturas da Igreja Matriz de São João Batista, em Caçapava e obras em igrejas de São José dos Campos, Paraibuna, São Luiz do Paraitinga e Tremembé.
site Almanaque Urupês.
 

Um comentário:

  1. Tive a oportunidade de conversar com o filho dele quando estudei na escolaFêgoCamargo, o filho também de nome Álvaro, me confirmou que foi seu pai que fez as pinturas, eu estou com uma exposição de arte sacra "O Caniço" no qual eu fiz 20 obras tendo como referência as deles, e expliquei toda iconografia das pinturas. No total são 89 obras em exposição na Pinacoteca Anderson Fabiano.

    ResponderExcluir