quarta-feira, 2 de setembro de 2015

BOA TARDE, PRESIDENTE VENCESLAU!

 





São 89 anos de vida, política e história.
De acordo com o IBGE, todo o sudoeste paulista era tido como “zona desconhecida e desabitada” e, visando estabelecer uma via de comunicação entre São Paulo e o Sul de Mato Grosso, também desabitado, Dr. Francisco Tibiriçá e Coronel Arthur de Aguiar Diederichsen fundaram a firma “Diederichsen & Tibiriçá”que, em 1806, iniciou os trabalhos para construção de uma estrada de rodagem.
Inicialmente, instalaram um porto fluvial no rio Paraná - Porto Tibiriçá, hoje, Porto XV, para recebimento e embarque do material necessário ao empreendimento e, mais tarde, um posto
avançado, atual município de Indiana.
Essa empresa possibilitou a penetração de desbravadores que estabeleceram pequenos sítios e, para dinamizar a colonização da região, a Estrada de Ferro Sorocabana iniciou o prolongamento de seus trilhos, até o rio Paraná.
Nessa época, a equipe de engenheiros encarregada da demarcação e construção da Ferrovia, deu início a uma povoação, denominando-a “Coroados” por terem encontrado na região muitos índios desse grupo.
Seu primeiro povoador foi Paschoal Alexandre, que se estabeleceu com um “bolicho”(espécie de botequim e casa de jogo), sendo seguido por outros colonizadores.
Coroados foi elevado a distrito de paz, em 1925, e sua denominação alterada para Presidente Venceslau, mantendo a tradição da época de homenagear antigos Presidentes da República; antes, porém, chamou-se Perobal.
No ano seguinte, 1926, foi elevado a Município e, no mesmo ano, iniciou-se a construção da capela de São Francisco de Paula, em cujos arredores concentravam-se os povoadores que continuavam chegando, principalmente após a inauguração da Ferrovia em 1928.
Em 2 de setembro de 1926, pela Lei 2 133, passou a Município, instalado em 13 de maio de 1 927. No dia 28 de dezembro de 1928, foi inaugurada a Luz Elétrica por Gabriel Bombonato. Em 30 de novembro de 1938, pelo Decreto n. 9775, foi decretada Comarca de Presidente Venceslau, instalada em 23 de abril de 1939. 
Texto e fotos (1. Serraria; 2. Fazenda de café; 3. Invernada) do IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário