quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

CABRÁLIA PAULISTA: FELIZ ANIVERSÁRIO!





O antigo patrimônio do Mirante, atual município de Cabrália Paulista, tem sua origem ligada à disputa entre as ferrovias Noroeste do Brasil e Paulista pelo sertão paulista, entre os rios Tietê e Paranapanema, em direção à região centro-oeste.

 
A criação do patrimônio de Mirante está diretamente ligada à doação, feita em conjunto por Antônio Consalter Longo e Manoel Francisco do Nascimento, de uma área de 22 alqueires para a Mitra Diocesana de Botucatu.
Em 16 de dezembro de 1922, foi criado o distrito do município de Piratininga e, em 30 de novembro de 1938, sua denominação foi alterada para Cabrália. 
 
Em 30 de novembro de 1944, mudou novamente o nome para Pirajaí e, em 24 de dezembro de 1948, obteve autonomia política com a denominação atual de Cabrália Paulista.
Conhecida como Capital das Urnas Funerárias, Cabrália Paulista possui duas fábricas que, além de empregar muitas famílias, produzem em média 15 mil caixões por mês, vendidos para todo o Brasil. 
Há alguns anos, a cidade entrou para o Livro dos Recordes (Guinness Book), ao construir o maior caixão do mundo, com 10 metros de comprimento, que foi exposto em feira do setor como espécie de chamariz. 

 
A indústria madeireira é o ponto forte do local. Além das cinco que atuam na confecção de caixões, há outras que produzem móveis, embalagens ou são serrarias.
Na economia agrícola, destacam-se os empreendimentos de reflorestamento de pínus e eucalipto, e também as pequenas propriedades, que se ocupam da criação de gado de corte, de plantações de laranja, café, produção de hortifrutigranjeiros e cultura de cana-de-açúcar.
A Cachoeira do Bairro Floresta é atração do município, muito frequentada pela população local e por visitantes.
PM local

Um comentário:

  1. Me orgulho de ter nascido nesta linda e abençoada cidade!
    Cabrália mora em meu coração,apesar de morar há muitos anos no Acre e ter constituído familia neste Estado,amo Cabralia,minha terrinha natal!
    Parabéns!E obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir