terça-feira, 22 de dezembro de 2015

FAZENDA IBICABA, EM LIMEIRA, ONDE FOI USADO O PRIMEIRO ARADO NO BRASIL

Fazenda Ibicaba
 


Em 1846, chegam os alemães no Ibicaba (Limeira), onde Vergueiro dera início ao magnífico empreendimento no qual encerrava os destinos do Brasil. 
Reproduzindo o seu tipo, foram num decênio criadas mais de 60 colônias, totalizando aproximadamente 60.000 imigrantes. 
Este fato aparelhou a Província de São Paulo para resistir diferentemente de outras à grande transformação social que então se operou com a Abolição.
Figuras importantes, de todo o mundo, como sábios, políticos, diplomatas, cientistas, visitaram-na, por considerá-la fazenda modelo. 
Dentre outros nomes importantes, podemos citar: D. Pedro II, Dona Thereza Christina, Princesa Isabel, Conde D"Eu, o naturalista prussiano, Sellow, Kidder, Fletcher, Hércules Florence ( que fez o primeiro retrato à lápis do povoado), o Príncipe da Prússia, Iongkingsing, embaixador da China, Antonio Prado, etc.
Historiadores ainda afirmam que foi na Fazenda Ibicaba empregado o arado pela primeira vez no plantio do café em todo o Brasil.

 
 
Uma visita ao Ibicaba proporciona uma autêntica viagem no tempo, onde você encontrará um importante conjunto histórico-arquitetônico, formado pela sede centenária (construída por membros da família Levy, que ali chegaram como colonos em 1857 e tornaram-se proprietários arrematando-a em hasta pública em 1889). 
O turista fica deslumbrado com a capela dotada de altar em madeira, senzala, torre do relógio, terreiros, tulhas e aquedutos construídos por escravos e imigrantes.
Fundada em 1817, pelo Senador Vergueiro, a fazenda foi durante um período a maior produtora de café do Brasil.
Além de todos estes atrativos, o turista pode passar um dia em contato com a natureza, fazer um passeio ecológico pela mata preservada, pescar, jogar futebol, vôlei ou basquete, usar a piscina e desfrutar de muito verde, num ambiente de calma e tranquilidade.
 
Fonte: Migalhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário