quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ONTEM, BRAGANÇA PAULISTA COMPLETOU 252 ANOS

Conhecida como CIDADE POESIA e TERRA DA LINGUIÇA, Bragança Paulista situada na região sudeste do Estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira. 
Diz a história que a Expedição de D. Francisco de Souza, depois de atravessar o sul de Minas Gerais, descobriu o Pico do Lopo, nas imediações da atual cidade de Vargem, e ali acampou. Anos depois, em 1.725, Bartolomeu Bueno da Silva ( o segundo Anhanguera ) percorreu a região bragantina e, com a descoberta de ouro no centro do país, aqui ficou sendo passagem obrigatória dos aventureiros das Entradas e Bandeiras.
Antônio Pires Pimentel e sua esposa, moradores no então Distrito de Paz de Atibaia, em cumprimento de uma promessa, constroem uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição, numa colina, à Margem direita do Ribeirão Canivete (hoje Lavapés, pequeno afluente do Rio Jaguary). 
Diz a história que Antônio Pires Pimentel estava doente e desenganado pelos médicos. Então sua esposa fez uma promessa a Nossa Senhora da Conceição e alcançou a graça. 
E aquele local, a partir de então, começou a servir de descanso para os tropeiros que por ali passavam e começaram a surgir, ao redor da capela, ranchos e barracas. Assim surgiu o pequeno povoado que recebeu o nome de Conceição do Jaguary e que tem como data de fundação o dia 15 de dezembro de 1763. Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido e recebe o nome de Distrito de Paz e Freguesia da Conceição do Jaguary. Quatro dias depois, Conceição do Jaguary recebe seu primeiro Vigário e é elevada a Paróquia. 
Em 17 de outubro de 1797, desliga-se de Atibaia e recebe o nome de Vila Nova Bragança, nome esse ligado à tradição portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. 
Em 20 de Abril de 1856, passa a denominar-se Bragança. 
Três anos depois, são anexados a ela mais quatro municípios: Pedra Bela, Pinhalzinho, Vargem e Tuiuti. 
Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará que tinha o mesmo nome, passou a chamar-se Bragança Paulista. 
Em 28 de outubro de 1964, foi elevada à categoria de Estância Climática. 
Em 24 de fevereiro de 1964, perde parte de seu território com o desmembramento dos distritos de Vargem, Pinhalzinho e Pedra Bela. Em 17 de Abril de 1970, Vargem é reintegrado ao território bragantino. E em 30 de dezembro de 1991, novamente Vargem e também Tuiuti separam-se de Bragança.
Centro industrial dos mais promissores, Bragança foi reconhecida como Sede de Região do Governo do Estado de São Paulo, composta por 13 cidades vizinhas que formam hoje a Região Bragantina.
O nome escolhido foi provavelmente em homenagem à Casa Bragança, situada em Portugal, a 12 quilômetros da fronteira espanhola. 
Fonte: PM local.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário