domingo, 13 de dezembro de 2015

LUIZ ANTÔNIO, PARABÉNS PELOS 123 ANOS!

Carlos Loyola construiu, em 1892, uma pequena venda nas terras da fazenda de Luiz Antônio Junqueira, à margem da estrada que ligava as fazendas locais à sede do município, São Simão.
A estrada, que também servia de ligação ao Porto de Jatay, no rio Mogi-Guaçu, era utilizada para escoar a produção cafeeira e outros cereais da região. 
A venda, que passou a outros proprietários, funcionava como ponto de reunião dos moradores e de paragem para troca dos animais cansados.
Pouco depois, Domingos Salvanho, doou um lote de terras para a igreja, que foi construída, anos mais tarde, em outro terreno. Começava a surgir o povoado denominado Jatay.
O progresso da vila foi lento. 
Somente retomou o desenvolvimento a partir de 1909, quando chegaram os trilhos da Estrada de Ferro Mogiana.
Jatay sofreu outro período de retração provocado pelas diversas crises do café, principal cultura, por volta de 1919. Voltou a progredir quando o Coronel Arthur Pires, com auxílio de José Maximiniano Netto, loteou suas terras, tendo Manoel Francisco e Salvador Gomes construído pequenas casas para vender às novas famílias que chegaram à região.
Jatay foi elevado a Distrito de Paz em 1937, no município de São Simão, com o nome de Luiz Antonio, em homenagem ao proprietário das terras onde nasceu o povoado. 
Fonte: ibge

Nenhum comentário:

Postar um comentário