quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

E TAMBÉM PARAPUÃ: 70 ANOS.


Em janeiro de 1934, Luiz de Souza Leão, adquiriu de Joaquim Abarca uma gleba de 706 alqueires de terra, no divisor de águas entre os rios Aguapeí ou Feio e o do Peixe, no município de Rinópolis, loteando uma parte para constituição de um patrimônio ao qual deu o nome de Canaã, como um símbolo de terra prometida bíblica. 
O empreendimento passou a atrair interessados e em 1937 foi construído o primeiro hotel, incrementando o comércio e a agricultura. 
Foi inaugurada a igreja em 8 de dezembro de 1941, mandada construir pelo fundador Luiz de Souza Leão. A criação do Distrito de Paz de Canaã, deu-se em julho de 1943, no território de Tupã, passando a município em novembro de 1944, alterando o nome para Parapuã. 
Segundo Theodoro Sampaio, no tupi, ″pará-poan″ significa união de rios ou alto rio, e que seria também o nome do rio Feio. 
A economia é basicamente agropecuária, com ênfase em café, cana-de-açúcar (inclusive tendo uma importante usina de álcool) e gado. 
Na década de 70, chegou a ter mais de 12 milhões de cafeeiros, o que lhe garantiu o título de Capital do Café. 
Com uma forte geada ocorrida em 1975 e que arrasou grande parte das lavouras, muitos agricultores desistiram da cafeicultura e passaram ao cultivo da cana-de-açúcar. Recentemente, algumas microempresas apareceram e a cidade ganhou uma infraestrutura melhor.
Gentílico: Parapuense.
site da PM local.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário