terça-feira, 8 de novembro de 2016

8 DE NOVEMBRO: DIA DOS MUNICÍPIOS DE GUAIMBÊ E PIACATU



A ORIGEM DE GUAIMBÊ, QUE HOJE COMPLETA 62 ANOS
A existência do córrego Guaimbê, localizado nas propriedades do Dr. João Domingues Sampaio, foi o cenário preparador para acolher um povoado às suas margens. Foi iniciada a colonização do município no ano de 1923.

FUNDAÇÃO DO POVOADO
Receberam a incumbência de colonizá-lo os Senhores Shuhei Uetsuka e Uamani Kaniti, auxiliados pelo engenheiro Kazuo Hakaishima. Estes ajudados por componentes da Associação da Colônia Japonesa derrubaram matas e construíram estradas, fazendo em seguida à divisão do local, para a localização do 2º Núcleo Colonial Uetsuka, e o local escolhido foram às margens do córrego Guaimbê, quando passou a denominar-se VILA SAMPAIO em homenagem ao proprietário das terras.

CRIAÇÃO DO DISTRITO
Em 12 de Junho de 1934, pelo Decreto Lei Estadual nº 6499, o povoado foi elevado à categoria de Distrito de Paz, pertencente ao município de Lins, passando posteriormente através do Decreto Lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, a fazer parte do município de Getulina.

CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Em 30 de dezembro de 1953, o Distrito foi elevado à categoria de Município, através do Decreto Lei Estadual nº 2456, e pelo Decreto Lei Estadual nº 165, de 24 de Junho de 1954, que homologou a decisão da população do Distrito de Guaimbê, município de Getulina, referente à sua emancipação administrativa, constituindo-se do único Distrito de Guaimbê. O primeiro prefeito do município de Guaimbê, senhor Osires Souza e Silva, e o Vice Prefeito senhor Alfredo de Souza Lima, foram empossados em 01 de Janeiro de 1955, pelo Prefeito em exercício do município de Getulina o senhor Wadi Meaime, e seus respectivos mandatos estenderam-se até 31 de dezembro de 1958. O Distrito de Guaimbê pertenceu à Comarca de Lins, de 1934 a 1954. Após sua emancipação, passou a pertencer a Comarca de Getulina desde 1954.

ORIGEM DO NOME
O topônimo GUAIMBÊ, de origem indígena (tupi). Em tupi, significa “Cipó de Amarrar”, segundo alguns, ou “Separada Por Ter Sido Cortado”, segundo outros. Todavia, Guaimbê‚ é o rio em cuja margem foi fundada a povoação que lhe tomou o nome.

O FUNDADOR
Dr. Shuei Uetsuka, nasceu no ano de 1876, na província de Kumamoto, Japão, filho de Shunzo Uetsuka e de Miki Uetsuka. Dedicou seus 60 anos de trabalho ininterruptos, à causa da comunidade e faleceu no dia 06 de Julho de 1935, havendo seu corpo sido sepultado no Cemitério Municipal de Promissão. Outro momento que marca a presença da colônia japonesa no município é a lavagem anual do monumento erguido na Praça Independência, em memória ao fundador da colônia, o senhor Shuhei Uetsuka. 
Durante esta lavagem‚ é realizada uma cerimônia Budista com o mais profundo sentimento de respeito e de reconhecimento ao ilustre Dr. Shuhei Uetsuka, “O Pai da Imigração Japonesa no Brasil”.
In Memorial dos Municípios
 
 
 

PIACATU: 63 ANOS

Piacatu é uma cidade do Estado de São Paulo, região administrativa de Araçatuba, com cerca de 5.283 habitantes e área total de 233,12 km².
Faz aniversário em 08 de novembro, data escolhida em plebiscito realizado na década de 1953.
Leva o nome em linguagem indígena Tupi Guarani que quer dizer “Ver Bem” ou “Coração Bom”.
Sua localização exata é Latitude: 21º35’32” Sul; Longitude: 50º35’57” Oeste.
Está distante da Capital Paulista cerca de 560 quilômetros por rodovia. 
Tem como limítrofes, ao Norte, o município de Gabriel Monteiro a 8km; ao Sul, o município de Rinópolis a 22km; ao Leste, o município de Santópolis do Aguapeí a 12 km; à Oeste, o município de Guararapes a 2 km; a Nordeste, o município de Clementina; à Sudeste, o município de Iacri e à Sudoeste, o município de Salmourão.
O clima é quente com inverno seco, a topografia é plana e ligeiramente ondulada com temperatura quente e bastante úmida, a qual varia entre 17 e 33 graus, sendo a média anual de 30° C.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário