terça-feira, 29 de novembro de 2016

PARABÉNS, PROMISSÃO!



Promissão fez 93 anos no dia 29 de novembro.
Os primeiros povoadores da região compreendida entre os rios Tietê, Feio e Dourado, onde mais tarde a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil lançou os seus trilhos em direção ao oeste, foram os foragidos da revolução de 1842, mineiros das famílias dos Castilhos, Ferreiras e Goularts, que deixaram seus nomes ligados a inúmeras cidades de São Paulo.
As únicas vias de penetração e comunicação eram os referidos cursos fluviais, que facilitaram o estabelecimento dos colonizadores em terras antes ocupadas pelos índios coroados e caingangs. 
Como em outras frentes do sertão paulista, o contato com os primitivos habitantes quase sempre foi violento e provocou, ou o simples extermínio do indígena, ou a sua fuga para outras regiões.
Em 1908, a estrada de ferro chegou às terras da fazenda Patos, onde foi construído uma estação de parada e deixado seus funcionários Benedito Bueno e seu genro, conhecido como João Portador, primeiros habitantes do local.
Na estação de Hector Legru chegaram outros desbravadores, como João Ramos da Silva, que se estabeleceu com um pequeno comércio, ou José do Vale e Francisco Gimenes, que construíram uma casa de madeira para um modesto hotel.
Em 1917, chegaram os primeiros imigrantes japoneses e italianos, desenvolvendo atividades agrícolas e industriais, principalmente ligadas ao café e, em 1918, Alonso de Andrade, auxiliado por irmão Carlos de Andrade, fez um loteamento e colocou à venda alguns lotes.
O Distrito de Paz foi criado em 1919, com o nome de Hector Legru.
Legru foi o banqueiro que financiou a construção da Noroeste do Brasil.
O nome foi alterado em 1921 para Promissão, por desejo de seus habitantes que a consideravam a terra promissora, em virtude de seu rápido desenvolvimento. 
 
Fonte: IBGE - com correções

Nenhum comentário:

Postar um comentário