O antigo povoado de Santa Cecília surgiu no espigão divisor de águas dos rios Peixe e Tibiriçá, proximidades da confluência dos trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro e de Estrada de Ferro Noroeste Brasil, nas margens da estrada que ligava o então distrito de Garça a região da fazenda Chateblet, hoje município de Julio Mesquita.
Por volta de 1930, o mineiro Mamede Barreto construiu a primeira casa do povoado, que, graças a sua localização estratégica e a cultura do café em suas terras férteis, cresceu rapidamente.
Em 16 de Janeiro de 1936, é elevada a categoria de distrito do município de Garça.
O distrito tem seu nome alterado para Ibéria, em homenagem aos imigrantes da península Ibérica que tiveram um papel importante no desbravamento da região, recuperando, posteriormente, o nome da Padroeira Santa Cecília para, em 25 de Abril de 1937, receber a denominação de Álvaro de Carvalho, nome de um político da época.
O município foi criado em 24 de dezembro de 1948, porém a data comemorativa de aniversário acontece em 22 de Novembro em virtude da homenagem prestada a padroeira da cidade, Santa Cecília.
Fonte: PM local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário