terça-feira, 1 de novembro de 2016

DOROTHY JANSSON MORETTI E O HINO DE ITARARÉ

 
Itararé das campinas e mil recantos amados,
Das verdejantes colinas e vales ondulados.
Das araucárias e pinus envolvidos na fragrância
Os ventos te cantam hinos, terra de nossa infância.

E do rio verde e caiçara, da gruta das andorinhas
Quem dera eu te alcançara, nesta trilha que caminhas!
Das araucárias e pinus envolvidos na fragrância
Os ventos te cantam hinos, terra de nossa infância.

De tua gente expansiva, brilhantes realizações
Te trazem sempre mais viva, junto aos nossos corações.
Das araucárias e pinus envolvidos na fragrância
Os ventos te cantam hinos, terra de nossa infância.


Dorothy nasceu em Três Barras, Santa Catarina, mas foi residir em Itararé desde os dois anos de idade, onde fez o Curso Primário.
Com 16 anos já escrevia poesias para os amigos e foi exercitando a criatividade no envio de textos para os jornais de Itararé e de Sorocaba.
Em 1970 mudou-se para a capital de São Paulo,onde lecionou Inglês em cinco escolas, aposentando-se em 1987.
É Sócia Honorária da Academia Sorocabana de Letras, pertence à União Brasileira de Trovadores, à Casa do Poeta “Lampião de Gás”, de São Paulo, da qual foi Secretária Geral no biênio 1987-1988, bem como do jornal poético da Casa, o “Fanal”, onde continua escrevendo poesias e trovas.
Publica, ainda hoje, crônicas e poemas nos jornais “O Guarani” e “Tribuna de Itararé”, em Itararé.
É sócia correspondente de várias academias de letras do país e possui poemas publicados em jornais, revistas e antologias de alguns estados brasileiros.
Recebeu Medalha de Honra ao Mérito no Colégio “Amadeu Amaral”, da capital, por ter feito a letra do Hino dessa escola, bem como o histórico e a poesia em comemoração aos setenta anos de sua fundação, em 1979.
Recebeu Diploma de Honra ao Mérito, de Poeta do Mês e de Musicista, na Casa do Poeta, onde colaborava nas reuniões lítero-musicais, declamando poesias, cantando e tocando piano.
Recebeu ainda da Casa do Poeta de São Paulo, diploma e medalha de Sócia Benemérita “Por seu importante destaque como benemérita defensora da cultura e difusão das Artes Poemáticas” (dizeres textuais do diploma), honraria que muito a sensibiliza.
Mudou-se em 1989 para Curitiba, PR, e nessa cidade publicou seu primeiro livro, “Frasco Vazio”, pequena seleção de algumas de suas trovas premiadas.
Em parceria com o Maestro Gerson Gorski Damaceno, fez a letra do Hino a Itararé, lançado a 28 de Agosto de 1989, como hino oficial da cidade.
Na mesma data, aniversário de Itararé, recebeu seu Título de Cidadã Itarareense.
O Elos Clube de Itararé concedeu-lhe Diploma de Sócia Honorária.
Em 1995 voltou a residir na cidade de Sorocaba, SP, onde, no ano 2000, publicou um livro de sonetos intitulado “Folhas Esparsas”, do qual em 2006 fez uma 2a. edição; no ano 2002 publicou um livreto intitulado “Trovas ao Vento”, e em 2006 um outro também de trovas, intitulado “Chá da Tarde”, que lhe valeu, em 2007, na categoria Poesia, o “Prêmio Anual Sorocaba de Literatura”.
Participa com trovas de quatro Coletâneas do Site http://www.sorocult.com, bem como dos “Sorocultinhos”, coleção infantil que é distribuída gratuitamente às crianças carentes de várias instituições do Município de Sorocaba, onde reside.
Fontes:
Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores
UBT Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário