quinta-feira, 14 de junho de 2018

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE MARINÓPOLIS




















Por volta de 1940, a colonização foi intensificada na região oeste do Estado, entre as ferrovias Noroeste e Araraquarense, pela fertilidade da terra que ocasionou a fixação do homem no cultivo de arroz, milho, amendoim e, principalmente, café. 
Ao se processar aberturas de caminhos e desmatamento, Antônio Marin Cruz fundou um povoado no território de Pereira Barreto, em 13 de junho de 1949. 
Do seu sobrenome, Marin, originou-se o nome do povoado: Marinópolis. 
O incremento das atividades agrícolas exigiu do povoado, maiores serviços comunitários, tendo se destacado Antônio Marin Cruz, Guerino Rosseti, José Marin Toledo, Osvaldo Rossetti, Cyro Maia, Lote Neto, e outros, que conseguiram elevar o povoado à condição de Distrito de Pereira Barreto. 
O seu desenvolvimento possibilitou a instalação de escola pública, rede elétrica, delegacia de polícia, cartório de registro civil, cemitério, entre outros melhoramentos, dando-se a emancipação político-administrativa em 1964. 
Gentílico: marinopolense 

Formação Administrativa 
Distrito criado com a denominação de Marinópolis, pela lei estadual nº 5285, de 18-02- 1959, subordinado ao município de Pereira Barreto. 
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Marinópolis figura no município de Pereira Barreto. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963. Elevado à categoria de município com a denominação de Marinópolis, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Pereira Barreto. 
Sede no antigo distrito de Marinópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-03-1965. 
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: site da Câmara Municipal de Marinópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário