sábado, 10 de fevereiro de 2018

A PRIMEIRA CAPELA DE MONTE APRAZÍVEL

A 1ª Capela de Monte foi construída 24 anos depois da fundação. 
As primeiras manifestações religiosas em Monte Aprazível se deram ao redor de um cruzeiro instalado no povoado Água Limpa quando de sua fundação em 1º de julho de 1898 pelo sertanista e rezador de terços Porfírio Luiz de Alcântara Pimentel, responsável também pela construção de uma capela onde um padre celebrava missas a cada dois meses. Mas a sociedade clamava por um sacerdote com residência fixa no povoado, uma vez que este crescia.
Em 20 de dezembro de 1922 foi criada a paróquia de Monte Aprazível, desmembrada da paróquia de São José do Rio Preto, à época pertencente à diocese de São Carlos. 
Em 24 de dezembro do mesmo ano tomou posse como vigário da paróquia de Monte Aprazível o padre espanhol Angelo Laguna. Assinaram com ele o termo de posse o cidadão Gabriel Higino de Andrade Junqueira e o boticário Francisco de Assis Rodrigues. Este acontecimento se revestiria de uma singular relevância com a presença maciça da população. A tão esperada chegada de um sacerdote em caráter definitivo já despertava a expectativa de um excepcional acontecimento.
Em 25 de outubro de 1928 Dom José Marcondes, bispo da diocese de São Carlos, à qual pertencia a paróquia de Monte Aprazível, em sua visita pastoral registrou que a capela era pequena para um grande número de fiéis e que o padre Laguna era muito querido entre os fiéis e que não seria difícil a arrecadação de recursos para a construção de uma igreja que pudesse abrigar toda a população católica da cidade.
Em 14 de setembro de 1925, tomou posse como segundo vigário o padre Fidelis Orueta e padre Laguna voltou mais tarde para Saragoza, na Espanha. 
Em 20 de julho de 1929 foi criada a diocese de Rio Preto, desmembrando-se da diocese de São Carlos. 
Em 1931, Dom Lafayete Libanio assumiu como primeiro bispo a diocese de Rio Preto, a qual passou a pertencer a paróquia de Monte Aprazível.
Em sua primeira visita pastoral em Monte Aprazível, em 12 de maio de 1931, Dom Lafayete Libanio ficou emocionado com tanta gente na entrada da cidade. Nessa visita pastoral foram crismadas 3.083 pessoas e distribuídas 1.903 comunhões.
Em 6 de agosto de 1933, dia do padroeiro Senhor Bom Jesus, foi lançada a pedra fundamental da nova igreja matriz sob o comando de Dom Lafayete, com a presença de grande número de fiéis e autoridades. Dentre os presentes a comissão constituída para a arrecadação de fundos estavam Basileu Estrella como presidente, João Nicolella, como tesoureiro, e Sílvio Gomes de Oliveira, como secretário.
A quermesse do padroeiro iniciava-se no dia 1º de agosto e terminava no dia 17 do mesmo mês. 
No ano de 1941, a conclusão das obras externas da igreja coincidiram com a conclusão das obras da praça da matriz, onde foram feitos arruamentos, ajardinamento e iluminação. No alto da torre da igreja, foi colocada uma pesada cruz de ferro, que lá está até os dias de hoje. 
Iluminada, tornara-se a primeira maravilha de Monte Aprazível.

Rita Gallo/16/03/2017
Fonte: A Voz Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário