quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

UMA NOVA AMIGA NESTE ANO BOM

Sandra Edilene de Souza BarbozaSandra Edilene de Souza Barboza.
Uma honra em tê-la conosco.
Quem é Sandra?
Leia a matéria abaixo e tire suas conclusões.


CEDOC participa da 15ª Semana de Museus
Jornal Diário | 17 de maio de 2017



Com o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, o CEDOC (Centro de Documentação História) da Fundação Romi participa este ano da 15ª Semana de Museus. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), as ações seguem até dia 21 e contam com visitas monitoradas e oficinas do projeto Educação Patrimonial. 
Ontem, alunos da Rede Municipal de Ensino participaram de uma das oficinas do projeto de Educação Patrimonial. Com experimentações e ações interativas, a composição dinâmica desenvolvida pela equipe do CEDOC junto às crianças auxilia na fixação dos conteúdos trabalhados pelos educadores, despertando nos alunos um sentimento aproximativo e de pertencimento àquela história estudada, por meio de um paralelo traçado entre o cotidiano atual e o fato histórico. 
O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d'Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico. 
“Propostas como essa, coordenadas pela IBRAM, reúnem ações de museus e espaços de memória de todo país possibilitando uma maior visibilidade das instituições participantes, além disso, a cada ano o tema convida os profissionais que atuam nos museus e espaços a refletirem sobre suas carreiras, atividades e projetos” – afirma a Coordenadora do CEDOC, Sandra Edilene de Souza Barbosa. 
No ano passado, uma pesquisa do IBRAM mostrou que no período da Semana de Museus a frequência de público nas instituições participantes chega a aumentar 79% em comparação a semana anterior. A Semana é uma temporada cultural, coordenada pelo instituto, que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
A cada ano, o Conselho Internacional de Museus lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é também o mote norteador das atividades da Semana de Museus. Os objetivos dessa ação são promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
Segundo divulga o IBRAM, a temporada cultural fortalecem a imagem dos museus, aumentando sua visibilidade através do maior envolvimento dele com a comunidade. Ações assim aumentam de público visitante, incentiva e motiva à realização de outras atividades culturais ao longo do ano, reforça a importância da instituição frente à administração pública e empresas locais, potencialmente dinamiza a economia local, e também, possibilita a integração entre os museus e instituições de memória do país.
Os interessados em visitarem o espaço expositivo do CEDOC ou em participar da Semana de Museus, o Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi fica à Av. João Ometto, 118, Jardim Panambi em Santa Bárbara d´Oeste. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3499-1555 ou 3499-1558 ou ainda pelo portal da instituição através do link www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário