sexta-feira, 1 de junho de 2018

ORLANDO BERETTA Um Mito Oriundi em Votuporanga


* Paulo André Da Matta Costa


Vivendo no coração da cidade de Votuporanga desde 1942, Orlando Beretta é observador ocular do crescimento da cidade das Brisas Suaves, onde viu florescer uma população de sangue itálico.
Descende do casal de imigrantes Antonio Lorenzo Francesco Beretta e Maria Regini. 
Aportaram em Santos no ano de 1887 e antes de chegar a Votuporanga, seus ancestrais moraram em Itatiba, Itápolis, São José do Rio Preto e Votuporanga.
Seu pai, César Beretta, nasceu na Argentina, mas desde muito pequeno passou a viver no Brasil. 
Sua mãe Ida, era brasileira da região de Itápolis, daí vem o amor incondicional pela Itália e pelo Brasil, terra dos oriundi.
Fundou Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Votuporanga, em novembro de 1998, visando um lugar para reunir os descendentes de italianos na região. 
A associação tornou-se tão importante na vida social da cidade que é responsável pela tradicional Festa de San Gennaro, um marco da cultura italiana na cidade. 
Foi dele também o incentivo na aquisição da Stanza La Bella Itália, um lugar agradável onde a Associação desenvolve suas atividades comemorativas.
Dr. Beretta exerceu dois mandatos consecutivos na presidência da entidade, cargo que ocupou com muito carinho pelo amor que possui pela cultura e pela gente italiana. Aprendeu o trâmite da dupla cidadania, e com esse conhecimento ajuda a muita gente no preparo da documentação para legalização do cidadão oriundi nos Ufficio Civile na Itália, principalmente na ajuda aos jovens que querem trabalhar e estudar na Europa. 
Ele faz isso por puro prazer no bem estar do próximo.
Além da Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Votuporanga, o Dr. Beretta é também fundador da Guarda Mirim de Votuporanga (Foi seu primeiro presidente), fundador do Clube dos 40, do Lions Clube de Votuporanga, sendo que ocupou a presidência dos dois órgãos. Juntamente com Nasser Marão ("in Memória") participou das instalações de duas importantes empresas de Votuporanga, Laticínios Só-Nata e o Frigorífico 4 Rios, onde foi diretor executivo.
Orlando Beretta é fundador da Associação Ítalo-Brasileira de Fernandópolis e ocupa o cargo de presidente de Honra. Também é Fundador da Associação Fernandopolense dos Artistas Plásticos.
É representante do Consulado Geral da Itália na região, função que desempenha com muito carinho. 
É um apaixonado por vinhos, preferencialmente os tintos, por uma boa pasta e por tudo o que se relaciona com a Itália.
Orlando Beretta é um homem culto, com duas graduações de nível superior, demonstra uma humildade de alma e uma cultura de vida que deixam qualquer um admirado. 
Estas letras são tímidas para expressar a grandeza desse oriundi na região Noroeste Paulista.

* Jornalista (MTB 43548/SP) 
Genealogista e membro da ACIBV 
São Paulo - Brasil 



Nenhum comentário:

Postar um comentário