terça-feira, 11 de novembro de 2014

BEM TOMBADO NO MUNICÍPIO DE ÁLVARES MACHADO













Desde o ano de 1920, na cidade de Álvares Machado, realiza-se o Shokonsai, tradição oriental budista em que os antepassados são homenageados no segundo domingo de julho, no Cemitério Japonês da cidade.
A entrada é grátis para o público que aprecia apresentações culturais, cerimônia de reverência, oração e um ritual com velas chamado bon odori, além de 
karaokê, coral, danças tradicionais e folclóricas japonesas, taiko.
O Cemitério Japonês de Álvares Machado surgiu com a chegada dos primeiros colonos japoneses, por volta de 1918, no Bairro do Brejão; nele foram enterradas 784 pessoas. Novos sepultamentos foram proibidos na década de 41, na gestão do presidente Getúlio Vargas, que via o espaço como um ato de discriminação racial.
O Cemitério foi tombado em 1980, pelo Conselho de Defesa de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), através da Resolução nº 23, de 11 de julho de 1980, 
publicada no Diário Oficial no dia 12 de julho do mesmo ano.
Os túmulos, traduzindo os costumes orientais, em geral, são em alvenaria de tijolos, com base quadrada sobre a qual se apóia um elemento vertical, às vezes em pedra, com inscrições em ideogramas japoneses.
O tombamento inclui, além da área do cemitério, uma escola, um palco e uma casa construída em madeira.
Processo: 21028/79 Tomb: Res. 23 de 11/7/80 D.O: 12/7/80.
Livro do Tombo Histórico: Inscrição nº 133, p. 25, 29/5/1981.
Fonte: Gilberto Malacrida - Condephaat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário