quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ERNESTA XAVIER RABELO ORSI, PROFESSORA ILUSTRE

Grandes seres humanos marcaram a cidade de Itapetininga e muitos de seus filhos, com sua passagem nesta terra. Pessoas dotadas de um amor incondicional ao próximo, que souberam semear a alegria, a paz e a humildade em todos os lugares onde estiveram deixando marcas que nem o tempo pode ou poderá apagar.
Entre muitos é preciso destacar a insigne professora e educadora humanitária, dona Ernesta Xavier Rabelo Orsi, uma grande pessoa que fez de sua vida uma inteira doação ao próximo, como educadora, como mãe, como esposa, como amiga e, sobretudo como mulher.
Dama distinta da sociedade itapetiningana e uma perfeita oradora e declamadora, que encantava com sua voz suave e imponente, para a qual sempre se voltavam todas as atenções, Ernesta Xavier Rabelo Orsi, ou “Nenê”, como era carinhosamente conhecida, sempre estampava um sorriso no rosto, e apreciava ocasiões de festas, carnaval, eventos religiosos e festividades, sendo, por muitos anos, membro da Irmandade do Divino da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres e a fundadora de um dos mais tradicionais blocos de carnaval da cidade de Itapetininga, o saudoso Babo Grosso.
Mas esta grande mulher também teve seu grande papel como cidadã, exercendo sua cidadania com rigor e garra, sendo uma grande parceira da Revolução de 1932, revolução esta que defendia uma Constituição para nosso país, a fim de se obter justiça e igualdade a todos os seres humanos. E por este motivo, foi premiada com a “Medalha da Constituição”, a mais alta honraria comemorativa a este tão importante momento da história de nosso estado. Além disso, assumiu em 1948, o cargo de vereadora de Itapetininga, trabalhando em prol da população na defesa de seus direitos e na melhoria de nossa cidade. Sendo também, por mais de 30 anos, madrinha do Tiro de Guerra de Itapetininga, ao qual doou uma rica bandeira do Brasil fazendo um discurso brilhante, que chegou ao conhecimento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Na educação, destacou-se como brilhante professora, dona Ernesta atuou nas disciplinas de Ciências, Matemática e Trabalhos Manuais, lecionando em várias escolas de nossa querida Itapetininga e região, mas seu trabalho não se limitava apenas as salas de aula, sempre dinâmica, foi organizadora de várias festas nas escolas por onde passou, sendo a pioneira na organização da Primeira Festa das Nações de Itapetininga, no antigo Grupo Escolar Major Fonseca. Depois de anos de trabalho aposentou-se em 1963 no então Ginásio Industrial Darcy Vieira.
Sem dúvida, sua vida é um grande exemplo de amor e dedicação através da doação, do serviço, da lealdade e, sobretudo da coragem de enfrentar os desafios com determinação e alegria.
E hoje fazemos culto a sua tão saudosa pessoa, pelos 50 anos de sua dolorosa partida para a Casa do Pai, deixando uma imensa saudade nos corações de todos que com ela conviveram e que admiravam seu trabalho e sua humildade.
"Grandes os mortais que se tornaram inesquecíveis e eternos sem o auxilio da morte!" (João Vitor Rocha).

Autor: Professor Lucas Ravacci – Membro do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga – IHGGI – ocupante da cadeira de nº 52 cuja Patrona é a Professora Ernesta Xavier Rabelo Orsi.

Um comentário:

  1. Uma vida reconstruída em palavras reitera a presença da ausência de uma pessoa querida. Na memória das dedicadas palavras, um gesto alentador.

    ResponderExcluir