sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PAULO GERARD E O JOVEM ULISSES GUIMARÃES



Paulo Gerard, no ano de 1936, com apenas 18 anos de idade, residia e trabalhava com táxi na cidade de Rio Claro; possuía para isso, um Ford 29.
Sua história mais recente foi contada pela jornalista Sandra Manfredini para a revista "JÁ", edição de 10 de agosto de 1997, que encontrou o outrora rapaz, agora com 85 anos de idade, trabalhando na mesma profissão.
A diferença foi o carro: um Chevette branco substituía o primeiro carro que ele teve.
De história em história, a revista desvendou Paulo Gerard como o taxista mais antigo do Brasil ainda na ativa e o taxista relembrou o dia em que teve dentro de seu veículo o político que viria a ser um dos mais promissores e famosos do país: o saudoso Ulisses Guimarães, então com 20 anos de idade.
Era um dia de sol, quando este jovem político, acompanhado de um repórter, aportou na cidade de Paulo Gerard, procurando por um táxi que o levasse até Taquari da Serra, localidade próximo dali e sua terra natal.
Paulo Gerard foi "contratado" para ficar o dia todo com o grupo; almoçou e conversou bastante com Ulisses Guimarães.
Naquela época, andar de táxi era coisa para rico; as corridas eram longas, aconteciam não raramente de município a município.
Paulo Gerard foi casado com 
Olympia Gerard, com quem teve o filho Paulo Roberto Gerard.
Um dos maiores prazeres da vida de Paulo, como ele mesmo dizia, era trabalhar com seu táxi.
A longevidade e a saúde, ele creditava a uma vida bem regrada: não fumava, não bebia, não jogava e nem jantava. 
A esposa faleceu em 17 de agosto de 2014, com a idade de 99 anos, e foi sepultada no Cemitério São João Batista, na cidade de Rio Claro; já era viúva do taxista e deixou, além do filho, quatro netos e 3 bisnetos.
Não localizamos a data do falecimento de Paulo Gerard.
A foto também é da mencionada revista


Nenhum comentário:

Postar um comentário