segunda-feira, 24 de novembro de 2014

MAESTRO JOÃO BENEDITO DE OLIVEIRA, DE CAPÃO BONITO















“Oito são seus filhos, frutos do casamento com a sra. Onoria de Souza Oliveira, já falecida. Conheceu sua esposa no coral da igreja, na época fazia o tenor.
João Benedito de Oliveira, o João Ramiro, 86 anos, dono de uma vivacidade genial, conta que a música é uma de suas paixões. 
Teve como professor o músico Pedro Bloes. 
Desenhos também chamam sua atenção, ainda guarda o caderno de desenhos do segundo ano, quando estudou no antigo Grupo Escolar.
Quando este articulista o encontrou na rua Sete de Setembro, indaguei o que fazia. 
João respondeu que era apenas um passeio para respirar e cansar um pouco, assim poderia dormir mais relaxado.
O músico nasceu em nossa terra no dia 06 de março de 1922, morador da Rua Pedro Mariano Filho. 
Estudou no antigo Grupo Escolar, foi aluno dos professores Mario Gegminani e Jacyra Landin Stori.
Participou ativamente da comunidade católica. 
Coroinha na época do padre João Moderiano; quando adolescente pensava seguir o sacerdócio, mas o destino o levou para outras bandas. 
Seu forte desejo de se tornar padre refletiu no seu filho caçula, Lino José de Oliveira, que hoje é Frei da Ordem dos Pregadores Dominicanos.
No início da década de 50 – a paróquia tinha como padre o Cônego Luiz de Almeida – João Ramiro iniciou o processo para a composição da banda “Lira Mariana”, composta por integrantes da “Congregação Mariana”, uma das correntes da Igreja Católica; a maioria do pessoal com idade próxima aos 25 anos.
Dos quase 25 integrantes, 23 eram aprendizes do Sr. João Ramiro, que ensinava voluntariamente e com grande satisfação a arte da música. 
A banda “Lira Mariana” animava as missas, procissões, quermesses e outras festividades religiosas. 
Na novena, a banda acompanhava os 30 dias seguidos de procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima em visitas às casas.
Os maestros desta banda foram: Virgílio Prestes, João de Sales e Joaquim de Souza Guimarães; o presidente, Osvaldo Lucas.
Ligado à música, Ramiro iniciou o trabalho para formação de corais na zona rural do município, também na Igreja São Judas Tadeu. 
O músico lembra dos tempos – década de 70 – que trabalhava junto com o Padre Henrique Hesloot ajudando na forma de corais na comunidade.
São seus filhos: Maria Aparecida de Oliveira, Maria Benedita de Oliveira, José Antonio de Oliveira, João Benedito de Oliveira Filho, Maria Helena de Oliveira Filho, Maria Onória de Oliveira, Maria Faustina de Oliveira e Lino José de Oliveira".

Esse foi o teor do discurso do vereador e cantor Célio de Melo, autor do projeto que deu seu nome à Praça da Seresta - João Benedito de Oliveira - "Maestro João Ramiro", no Jardim Alvorada, inaugurada em janeiro de 2012, em Capão Bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário