quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ROSANA, FELIZ ANIVERSÁRIO!

A cidade de Rosana foi implantada em meados da década de 1950, em decorrência dos planos de construção de um Ramal Ferroviário pela Companhia de Estrada de Ferro Sorocabana. A decisão da construção do Ramal deu-se por volta de 1952, e deveria alcançar as barrancas do rio Paraná, próximo da confluência do rio Paranapanema em 1957.
O rio Paraná seria transposto por balsa e, daí algum tempo, a ferrovia teria continuidade no Estado do Mato Grosso do Sul até a cidade de Dourados - MS.
A cidade se chamaria Rosana, nome de uma das filhas do colonizador Sr. Sebastião Camargo. A principal função da cidade seria comercial. Área de 66 km² abrangida pelo plano, teve seu setor rural retalhado em pequenas propriedades que serviam de apoio e sustentavam o núcleo urbano com certos produtos.
Distrito criado com a denominação de Rosana por Lei nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964 no município de Teodoro Sampaio.
Elevado à categoria de município com a denominação de Rosana, por Lei Estadual nº 6645, de 9 de janeiro de 1990, desmembrado de Teodoro Sampaio, com Sede no antigo distrito de Rosana. Constituido do distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 1 de janeiro de 1993.
Fonte: 
IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário