sábado, 8 de novembro de 2014

PIACATU, PARABÉNS!


De origem tupi, o nome Piacatu significa “ver bem” ou “coração bom”, por meio da junção dos termos py'a "ver ou coração" e katu "bom ou bem".
A economia é baseada na agropecuária, com a produção de milho, cana-de-açúcar, tomate, café, pimentão, abóbora, berinjela, e se destaca a produção de quiabo, o carro-chefe da agricultura, que vem ganhando grande expressão local, a ponto do município ser conhecido como a Capital do Quiabo. Em 2002, a cidade foi eleita a maior produtora paulista de quiabo.
Na pecuária, a criação de gado bovino, de recria e engorda, além de gado de leite são os destaques. Para desenvolver novas técnicas, foi criado o Dia de Campo, evento que objetiva buscar mecanismos de desenvolvimento autossustentável, melhoria na qualidade de vida, e responsabilidade com as gerações futuras para os produtores.
Integrante da Bacia Hidrográfica Feio e Aguapeí, o município é abastecido por córregos e possui três divisas intermunicipais naturais: o caudaloso Rio Feio, o Córrego do Lontra e o Córrego Jangada. Há ainda o Córrego Barreiro, que percorre o bairro de mesmo nome; o Córrego Comprido, que também percorre o bairro de mesmo nome; e o Bela Vista, que nasce no perímetro urbano.
Piacatu consolida tradição em alguns eventos, no decorrer do ano: Carnavenida, tido como referência regional, ganha força com a presença de blocos carnavalescos de municípios vizinhos; Festa do Padroeiro em louvor a São José, no formato de grande quermesse; Festa em Louvor à Ascensão de Nossa Senhora, conta com mais de 70 edições; Festa do Peão, com rodeio em touros e cavalos, acompanhada por shows e bailes; Luar do Sertão, festival de música sertaneja de raiz – manifestação incentivada pelo poder público local a fim de resgatar os valores históricos regionais. As músicas inscritas trazem em seu contexto características que identificam o seu caráter de raiz, ou seja, a viola e o violão atuam no arranjo como instrumento principal; Concerto de Natal e Reveillon na Avenida. Possui centro de lazer na zona urbana e time de Futebol de Jovens.
Localiza-se na região noroeste do estado, e está distante da capital cerca de 560 quilômetros por rodovia. Limita-se, ao norte, com o Município de Gabriel Monteiro; ao sul, com Rinópolis; a leste, com Santópolis do Aguapeí; a oeste, com Guararapes; a nordeste, com Clementina; a sudeste, com Iacri; e a sudoeste, com Salmourão. O acesso é feito pela Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425).
A origem de Piacatu está vinculada ao antigo povoado de Bela Vista, situado em terras pertencentes a Birigui. Participam de sua fundação, Vicente Rodrigues Goulart, Antônio e Afonso Vendrame, Luiz Stevanelli, Antônio Marchi e João Gobbi. Seu crescimento é decorrente da ação da Companhia de Terras Norte do Paraná, responsável pelo loteamento de suas terras e pela formulação de sua planta. Quando, em 30 de novembro de 1944, o povoado de Bela Vista é elevado a distrito do Município de Bilac, recebe a denominação atual, que, em tupi-guarani, significa “passagem boa” ou “atalho bom”. 
Transforma-se em município autônomo em 30 de dezembro de 1953.
fonte: Cepam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário