sábado, 8 de novembro de 2014

PARABÉNS, GUAIMBÊ!

A existência do córrego Guaimbê, localizado nas propriedades do Dr. João Domingues Sampaio, foi o cenário preparador para acolher um povoado ás suas margens. Foi iniciada a colonização do município no ano de 1923. Receberam a incumbência de colonizá-lo os Senhores Shuhei Uetsuka e Uamani Kaniti, auxiliados pelo engenheiro Kazuo Hakaishima. Estes ajudados por componentes da Associação da Colônia Japonesa derrubaram matas e construíram estradas, fazendo em seguida à divisão do local, para a localização do 2º Núcleo Colonial Uetsuka, e o local escolhido foram às margens do córrego Guaimbê, quando passou a denominar-se VILA SAMPAIO em homenagem ao proprietário das terras. 
Em 12 de Junho de 1934, pelo Decreto-Lei n.º 6.499 foi elevado à categoria de DISTRITO DE PAZ, pertencente ao município de Lins, passando posteriormente pelo Decreto-Lei n.º 14.334, de 30 de novembro de 1.944 a fazer parte do município de Getulina. 
Foi elevado a município pelo Decreto Lei n.º 2.456, de 30 de Dezembro de 1953 e pelo Decreto-Lei n.º 165 de 24 de Junho de 1.954, que homologou a decisão da população do Distrito de Guaimbê, Município de Getulina, referente à sua emancipação administrativa, constituindo-se do único Distrito de Guaimbê. 
O primeiro Prefeito do Município de Guaimbê, Sr. Osires Souza e Silva e o Vice Prefeito Sr. Alfredo de Souza Lima foram empossados em 01 de Janeiro de 1955, pelo Prefeito em exercício do município de Getulina o Sr. Wadi Meaime, e seus respectivos mandatos estenderam-se até 31 de Dezembro de 1958. 
O topônimo GUAIMBÊ, de origem indígena (tupi). Em tupi, significa cipó de amarrar, segundo alguns ou separada por ter sido cortado segundo outros. Todavia, Guaimbê‚ é o rio em cuja margem foi fundada a povoação que lhe tomou o nome. Pertenceu a Comarca de Lins de 1934 a 1954 e de Getulina desde 1954. Em pesquisa realizada junto a um dos moradores orientais mais antigos (Sr. Massayuki Miyazatto), obtivemos um relato curioso sobre as primeiras professoras brasileiras, para as primeiras classes de alunos do povoado. Conta que quatro irmãs professoras, após lecionarem para estas classes, caminhavam seis quilômetros praticamente por mata fechada até o bairro denominado Aliança. Caracterizam-se assim as grandes dificuldades ocorridas no principio da formação do município. Os Nomes dessas professoras eram: Olga, Rosita, Conceição e Abigail Sampaio. As influências dos colonizadores japoneses estão presentes nos nomes de alguns bairros rurais como: SOL NASCENTE, BONDADE, SABEDORIA, CIÊNCIA, CORAÇÃO. Algumas festas também de origem oriental marcam o calendário de festividades do município, e hoje colaboram para momentos de confraternização de todos os moradores, e com a presença de visitantes e turistas. Sendo elas:- OBON-ODORI e UNDOKAI.

FUNDADOR
Dr. Shuei Uetsuka, nasceu no ano de 1876, na província de Kumamoto, Japão, filho de Shunzo Uetsuka e de Miki Uetsuka. Dedicou seus 60 anos de trabalho ininterruptos, á causa da comunidade e, faleceu no dia 06 de Julho de 1935, havendo seu corpo sido sepultado no Cemitério Municipal de Promissão/SP. Outro momento que marca a presença da colônia japonesa no município‚ é a lavagem anual do monumento erguido na Praça Independência, em memória ao fundador da colônia, o Senhor Shuhei Uetsuka. Durante esta lavagem‚ é realizada uma cerimônia Budista com o mais profundo sentimento de respeito e de reconhecimento ao ilustre Dr. Shuhei Uetsuka, “O Pai da Imigração Japonesa no Brasil”. O Doutor Shuhei Utesuka fundador e bandeirante incansável do progresso dessa região, Pai inesquecível da colônia nipônica brasileira, com preito de imorredoura gratidão, e do Dr. Uamani Kaniti, o pioneiro sacrificado com suas próprias vidas para o bem e progresso dessa zona, monumento erguido em 15 de novembro de 1.955. Monumento este autorizado pela Lei municipal nº 70 de 15 de Fevereiro de 1.957. Por força da Lei Municipal nº. 115 de 12 de Junho de 1958 foi Decretado feriado, no dia 18 de Junho de 1958, dia em que se comemorou o “Cinquentenário da Imigração Japonesa em nosso País”. Tal homenagem reverter-se á da solenidade indispensável a tais atos, comunicando-se as autoridades da Embaixada e Consulado Nipônico no Brasil.

GUAIMBÊ E SUA LOCALIZAÇÃO
O município de Guaimbê localiza-se na zona media noroeste entre os rios Feio, Tibiriçá e Pádua Salles, na zona fisiografia de Marília, pertencendo a 7ª Região Administrativa, e servindo-se da BR-153, “Transbrasiliana”. Está situada a 476 quilômetros de São Paulo, 35 quilômetros de Marília, 35 quilômetros de Lins.

Fonte: Memorial de Guaimbé

Nenhum comentário:

Postar um comentário