domingo, 10 de janeiro de 2016

A CIDADE DE TEODORO SAMPAIO ANIVERSARIOU A 07 DE JANEIRO

 

Teodoro Sampaio ocupa terras que faziam parte da grande Fazenda Cuiabá. Com área de 28.341,8 alqueires, a Fazenda Cuiabá teve como primeiro proprietário José Teodoro de Sousa. Após passar por sucessivas vendas, ocorre, em 20 de maio de 1925, a divisão judicial da Fazenda Cuiabá, que foi partilhada em três quinhões. Em junho de 1940, o Coronel José Pires de Andrade, proprietário de fazendas na região de Marília, veio com uma comitiva, conhecer as terras do 1º quinhão da Fazenda Cuiabá. Naquele tempo, chegar até a Fazenda Cuiabá era muito difícil. As poucas estradas existentes eram estreitas e quando se adentrava nas matas havia somente picadas. Em 09 de agosto de 1949, parte do 1º quinhão da Fazenda Cuiabá, 1.200 alqueires, foi adquirido pelo Coronel José Pires de Andrade, que nomeia o seu filho, José Miguel de Castro Andrade, e o administrador de sua fazenda em Marília, Odilon Ferreira, como procuradores diretos da Fazenda Cuiabá.
Aos 25 de setembro de 1949, deu-se início à demarcação da Fazenda Cuiabá, tendo como marco zero a margem direita do ribeirão Cuiabá, na foz com o rio Paranapanema. José Miguel de Castro Andrade (conhecido por “Seu Pires”) e Odilon Ferreira organizaram uma firma Colonizadora Imobiliária e ao pensarem no nome que deviam dar à firma lembraram o de Theodoro Fernandes Sampaio, engenheiro que fez a primeira expedição científica no rio Paranapanema, em 1886. Em 18 de outubro de 1950 é fundada a Organização Colonizadora Engenheiro Theodoro Sampaio, com escritório em Marília (SP). A venda de sítios e lotes na Fazenda Cuiabá iniciou-se alguns meses antes da constituição da Colonizadora. Além da compra de sítios, os compradores adquiriam também lotes no futuro patrimônio de Theodoro Sampaio. Gedeão Soares Cavalcanti foi o primeiro administrador da Fazenda Cuiabá.
A penetração por picadões e estradas primitivas não impediu que chegassem, a partir de outubro de 1950, os primeiros sitiantes à Fazenda Cuiabá: José Amador e Emílio Troiani com as suas famílias. 
Os pioneiros se estabeleceram nas proximidades do ribeirão Águas Claras e Córrego Seco e dedicaram-se ao cultivo de café, algodão, arroz, amendoim, milho e à extração de madeiras. A chegada e a fixação das famílias em suas propriedades foram marcadas por muitas dificuldades devido à inexistência de boas estradas (só havia picadas), a mata fechada e cheia de animais perigosos, a falta de infra-estrutura, como iluminação, abastecimento d’água, serviços médicos e estabelecimentos comerciais.
Em 07 de Janeiro de 1952, José Miguel de Castro Andrade e Odilon Ferreira fundam a cidade, que recebeu o nome de Engenheiro Theodoro Sampaio. 
Durante muitos anos o nome Teodoro era escrito com “th”, mas com o tempo, acabou sendo grafado sem “h”. As duas primeiras ruas traçadas na cidade receberam os nomes de Cuiabá e Paranapanema (atual Avenida Manoel Guirado Segura). Surgem as primeiras casas em Teodoro Sampaio, sendo elas, a casa de Gedeão Soares Cavalcanti, em 1953, que serviu também como armazém (local onde se localiza atualmente o Banco Santander) e a pensão de propriedade de Evaristo Nunes Pereira Filho, conhecido por “Escoteiro” (na atual Avenida Cuiabá n° 1.420). A Pensão do Escoteiro era freqüentada pelos compradores de lotes e sítios. O nome da cidade, Teodoro Sampaio, foi dado em homenagem ao engenheiro que fez o primeiro levantamento geográfico do Pontal do Paranapanema, em especial, sobre o rio Paranapanema, em 1886. Engenheiro Civil de formação acadêmica, Theodoro Fernandes Sampaio exerceu diversas atividades ao longo de sua vida, tais como escritor, geógrafo, geólogo, cartógrafo, topógrafo, urbanista, historiador, filósofo, etnólogo, tupinólogo, arquiteto, professor, sociólogo, político, empresário, sanitarista e desenhista. Como escritor, escreveu vários livros, entre eles o Tupi na Geografia Nacional (1901) e o Rio São Francisco e a Chapada Diamantina (1905). Theodoro Fernandes Sampaio nasceu em 07 de janeiro de 1855, no distrito de Bom Jardim, atual município de Teodoro Sampaio, na Bahia. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de outubro de 1937, aos 82 anos de idade. Da humilde condição de filho de uma escrava, Theodoro Sampaio viria a colocar-se honrosamente na galeria das grandes personalidades brasileiras de todos os tempos.
site da PM local. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário