terça-feira, 5 de janeiro de 2016

PARABÉNS, PLATINA!


No século XIX, o povoado que hoje constitue o município de Platina era denominado de " Saltinho do Paranapanema" e foi fundado, ao que se propala, pelo sertanista Coronel Francisco Sanches de Figueiredo, proprietário na época de grande latifúndio, que fixou residência na vila que fundou. Tratando-se de um centro, aliás um dos poucos existente no vasto sertão sudoeste do Estado de São Paulo, sua evolução se deu rapidamente, talvez devido o êxodo de colonizadores que penetravam os sertões em busca de novas terras. 
O então povoado de Saltinho do Paranapanema, e posteriormente Distrito de Paz de Platina, chegou a centralizar todo o comércio da região. Dispunha de dezenas de grandes casas comerciais e tinha fácil meio de comunicação às regiões avançadas, visto que seu próprio fundador abriu a chamada " Estrada Boiadeira" até as barrancas do Rio Paraná. 
Esta estrada, ainda existente, corta o município de leste a oeste, ligando Platina a Campos Novos Paulista e a Assis. 
Em 26 de julho de 1894, pela lei nº309, a vila foi elevada a categoria de Distrito de Paz, passando a denominar-se PLATINA, jurisdicionado ao Município de Campos Novos do Paranapanema. 
Em 24 de dezembro de 1915, pela Lei nº 1478, elevou-se o distrito à categoria de Município, porém, ao passar por uma fase de decadência perde essa condição e volta a posição de distrito a partir de 1934, tendo nessa oportunidade também perdido parte de seu território para Assis. 
Todavia, em 30 de dezembro de 1953, readquiriu Platina a categoria de município, instalando-se novamente em 1º de janeiro de 1955.
ibge

DESCRIÇÃO DA BANDEIRA



Criada em 1977 por Benone Francelino da Silva, estudante da E.E.P.S.G. “Profª Clarisse Pelizone de Lima”, a Bandeira Municipal de Platina é composta por três faixas, duas na cor verde e uma central na cor branca, dispostas no sentido vertical, visto que inserido no centro da faixa branca encontra-se o Escudo Municipal.
A cor verde representa as densas matas existentes ao redor do antigo povoado de “Saltinho do Paranapanema”, bem como as plantações hoje existentes. A cor branca representa a paz e também as águas cristalinas do Rio Pari-Veado, águas estas que recordam o metal platina, pela sua característica e limpidez.


DESCRIÇÃO DO BRASÃO



Criado em 1977, pelo estudante João Gomes da Silva, da E.E.P.S.G. “Profª Clarisse Pelizone de Lima” o Escudo de Armas de Platina é descrito da seguinte maneira: Um pergaminho aberto encimado por uma meia estrela rubra. No interior do pergaminho encontra-se o topônimo “Platina”. Logo abaixo, as águas claras de um rio cercado por cores marrons e abaixo deste a efeméride “26 de Julho de 1.894”. O pergaminho encontra-se circundado por galhos de café frutificados à esquerda e à direita, galhos de cana-de-açúcar.
O referido Escudo tem a seguinte representação simbólica: A meia estrela recorda a figura importante e destacada do Coronel Francisco Sanches de Figueiredo, enquanto sua cor avermelhada representa o esforço, a coragem, a valentia desse coronel, notadamente lutando pelo desbravamento do povoado de Saltinho do Paranapanema, tendo derramado então o seu sangue por ele. Já o círculo verde, em meia lua, fechando a estrela vermelha, lembra a estrada de ferro, cujos trilhos iriam cortar o distrito e foram desviados. O pergaminho aberto lembra a Lei de Criação do Distrito de Paz, com a denominação de Platina, em 26 de julho de 1894, daí o topônimo e a data inseridos no pergaminho.
As águas claras do rio recordam o rio Pari-Veado, que corta o município de norte a sul, indo desembocar no Rio Paranapanema (até onde se estendia o então extenso distrito de Platina). No leito do rio Pari-Veado existem camadas compactas de pedra-ferro, dando uma tonalidade clara e cristalina às águas, lembrando e assemelhando-se ao metal platina. As referidas águas claras do rio lembram também a cachoeira existente no ribeirão Pari-Veado, próximo ao antigo povoado, motivando, assim, o nome primitivo de “Saltinho do Paranapanema”.
A cor marrom ladeando as águas indica a terra roxa e fértil existente no município.
O branco existente ao fundo do topônimo Platina recorda a paz, o trabalho e a prosperidade.
Há também dois pedestais verdes colocados na parte inferior do pergaminho. 
O primeiro, de baixo para cima, em tamanho menor, refere-se ao nome antigo do povoado “Saltinho do Paranapanema”, enquanto o segundo, em tamanho maior, registra o vasto território do antigo Distrito de Platina. 
Os galhos frutificados de café assinalam o tradicional cultivo de café ocorrido em décadas passadas no município, já por sua vez a cana-de-açúcar, representa uma das principais culturas até hoje existentes.

site da PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário