quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

MARIA PATRÍCIA FOGAÇA, A MAIS FAMOSA PARTEIRA DA CIDADE DE SANTOS





Bico-de-pena do artista Lauro Ribeiro da Silva, reproduzido de Santos Noutros Tempos, de Costa e Silva Sobrinho (1953, São Paulo/SP).
Talvez a mais famosa parteira de Santos, Maria Patrícia Fogaça tinha histórias para contar e ela mesma foi personagem de várias delas. 
Ajudou a trazer à luz os filhos de muitas das principais famílias de Santos no final do século XIX e início do século XX.

"Aos 26 dias do mês de março de 1838, nesta Matriz, batizei e pus os Santos óleos a Maria, filha de Patrício, e sua mulher Joana, pretos forros. Foram padrinhos João Bonifácio de Andrada e Ana Joaquina. 
- O vigário José António da Silva Barbosa"
- declara a certidão de batismo de Maria Patrícia Fogaça, conforme recorda o historiador Costa e Silva Sobrinho, em seu livro Santos Noutros Tempos (páginas 83 a 91, São Paulo/SP, 1953). 
Ele continua: Contava ela 19 anos quando casou com Levino, em 6/1/1857. Era este filho de Joaquim Xavier dos Passos, pardo, livre, alfaiate, e de sua mulher, Maria Madalena Fogaça, parda e livre. Ambos naturais de Santos. Em 1871, exercia Maria Patrícia, moradora à Rua do Rosário, a profissão de parteira. Dessa profissão existiam em Santos, em 1885, as seguintes:
Elisabeth Pelessier, formada na França e Rio de Janeiro, Rua 25 de Março, 92, sobrado;
Maria Patrícia Fogaça, Rua Martim Afonso, 48;
Catarina Maria de Jesus, Rua da Constituição, 74;
Sofia Schaeler, Rua da Constituição, 100.
Apesar disso, as obstetrizes que pagavam imposto começaram a mover uma enorme campanha de descrédito contra Maria Patrícia. 
Até a cor, pois era ela preta, servia de pretexto às suas adversárias para lhe entravarem o exercício da profissão. Mas a sua boa fama, a sua competência e a consideração de que gozava em todas as classes sociais superavam-lhe todos os obstáculos.
Quase todos os médicos a ajudaram. 
(...) O dr. Silvério Fontes (...) foi o seu maior protetor e o seu melhor mestre. Graças a ele, ficou até isenta de pagar o imposto profissional.
Maria Patrícia, solícita e dedicada, atendia a todos sem distinção de classe, cor, posição social ou nacionalidade. Não fazia da profissão mercantilismo, mas encarava-a como puro sacerdócio. (...) Quase todos os filhos das pessoas mais qualificadas de então foram recebidos por ela (...).
Maria Patrícia foi uma mulher do povo que resplandeceu na vida social da cidade. 
Tendo perdido o pai, que se matou no Caminho do Jabaquara no dia 21 de abril de 1847, foi ela esperança e amparo do resto da vida da mãe (...).
Milagres 
- Conta-se, a propósito de sua cotidiana abnegação, este fato interessante: - Procurou-a uma vez certo senhor para que fosse à Barra assistir-lhe a esposa. Maria Patrícia, que se preparava no momento para atender a urgente chamado, mostrou a impossibilidade de satisfazê-lo. O cliente, desanimado e aflito, disse-lhe então: "Já que a senhora não pode mesmo ir, empreste-me ao menos os bentinhos do mineiro, que eu levo e lhos trago de novo sem falta".
Maria Patrícia ficou por alguns instantes perplexa e enleada com o pedido. Não sabia que bentinhos eram aqueles. Conhecedora, entretanto, dos prodígios da sugestão, arranjou depressa um escapulário e lhe deu.
E, num sorriso de satisfação, Maria Patrícia concluía fazendo notar:
-------- "Muita gente pensa aqui, pelo resultado feliz dos casos que me são confiados, que trago comigo os tais bentinhos!"
Essa boa mulher, no dia 18/11/1913, adormeceu tranquilamente na morte. 
A sociedade inteira deplorou a sua perda.
Fonte: Novo Milênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário