segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ITAJU. QUE LUGAR É ESSE?

Aniversário: 20 de Janeiro
Emancipação Política: 15 de Agosto 
Fundação: 1898 - 117 Anos

O Município de Itaju, cujo povoado era inicialmente chamado de “Buenópolis”, surgiu por volta da segunda metade do século XIX, através de doação de terras realizada em 1898 por Joaquim Negrão, Bento Cardoso e outros de suas propriedades, para a Cúria Diocesana de São Carlos, cuja condição era a então edificação de uma Igreja, sob invocação de São Sebastião.
Em 21 de outubro de 1909, em decorrência do crescimento populacional no povoado, foi criado o Distrito Policial de Buenópolis e desde então, com o contínuo aumento de sua população, em 11 de junho de 1910 os moradores do povoado, apresentaram uma representação à Câmara de Vereadores de Bariri, para uma intervenção daquela municipalidade junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, cuja finalidade seria de elevar o povoado de “Buenópolis” à categoria de “Distrito de Paz”, o que ocorreu três anos depois, em 1913.
Em 1921 o Distrito teve seu nome alterado para “Distrito de Paz de Itaju” e finalmente em 1953 ocorreu sua emancipação política, sendo reconhecido oficialmente por Município de Itaju, tendo como Padroeiro São Sebastião.
Situa-se na mesorregião de Bauru e microrregião de Jaú, tendo como municípios limítrofes Ibitinga, Bariri, Arealva e Iacanga, sendo banhando pelos rios Tietê e Jacaré Pepira.
Itaju já foi considerada, sustentando o título por vários anos, como a “Capital Nacional da Alfabetização”, sendo premiada pela UNICEF, órgão da ONU, pela eliminação do analfabetismo até os dezessete anos de idade.
″Itá-ju″, segundo Theodoro Sampaio em ″O tupi na Geografia Nacional”, significa ″pedra pontuda″.
Fonte: site da PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário