segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ESTRELA D` OESTE, ANTIGA RAINHA DO CAFÉ, HOJE FAZ 73 ANOS


As terras do atual município de Estrela d’ Oeste já eram habitadas desde 1925, quando lá se encontravam as famílias José Gonçalves, José Pontiffe, Manezinho Baiano, entre outras, e até antes, quando as terras pertenciam à família de Antonio Cassimiro. Porém, sua existência dentro da organização administrativa do Estado se deu quando construiu a pequena capela sob invocação de Nossa Senhora da Penha.
O nome Estrela d’ Oeste foi escolhido em homenagem ao Presidente da República Dr. Getúlio Vargas, na data de vinte e três de janeiro de mil novecentos e quarenta e dois (23/01/1942), e como estava próximo de 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo, resolveu-se comemorar este fato juntamente com o aniversário de São Paulo.
A cidade está situada no espigão divisor dos rios: São José dos Dourados e Rio Grande. O povoado desenvolveu-se primeiramente na Fazenda Ranchão, surgindo aí as famílias Miotto e Cotrim, cujas propriedades foram em partes loteadas dando causa a expansão do povoado.
Os Fundadores de Estrela d’ Oeste são: Sylvestre Aidar, Hernani de Mattos Nabuco, José Mignolli.
Estrela d’ Oeste foi elevada a município pela Lei nº 233, de 24 de dezembro de 1948, com terras desmembradas do distrito sede do município de Fernandópolis. Pela Lei Estadual nº 8.051, o município foi elevado a categoria de Comarca em 31 de dezembro de 1963 e instalada em 25 de janeiro de 1969, tendo como pertencentes os seguintes municípios: São João das Duas Pontes, Turmalina, Dolcinópolis e Populina.
Estrela d’ Oeste apesar de ser um município relativamente novo tem uma bela história para ser contada, que pode ser dividida em três fases: o apogeu; a decadência; e a “nova era".
O apogeu é relacionado às décadas de 50, 60 e até a metade dos anos 70. Esse período é assim caracterizado por ter tido a maior população existente em Estrela d’ Oeste, e também porque foi a grande época da agricultura do município, que com o café conseguiu o título na região de “Rainha do Café".  

Também é no final desta época que Estrela d’ Oeste ganha mais importância no cenário político da região com o início da AMOP – (Associação dos Municípios do Oeste Paulista), criada pelo então Prefeito de Estrela d’ Oeste o Senhor Clovis Cotrim.
A decadência se inicia logo após esse período com um grande geada que acabou com o plantio de café da época. Isto ocorre mais ou menos na metade da década de 70, iniciando a fase sombria que Estrela d’ Oeste estaria por passar.
O momento presente está no início da terceira fase ou chamada “nova era". Pois a cidade está se desenvolvendo sistematicamente com uma melhor infra-estrutura, mostrando que no futuro se poderá chamar esta época de “nova era" mesmo.
site da PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário