terça-feira, 5 de janeiro de 2016

DE "ÁGUA DOCE" A ICÉM

O povoado de Água Doce nasceu da doação do patrimônio ao Bispado de São Carlos, pelo Coronel Domiciano Alves Ferreira. Posteriormente, essas mesmas terras foram vendidas ao capitão Jonas Francisco Alves que reservou três quarteirões, vendendo o restante da gleba para o Major Salustiano Custódio da Silveira que, por sua vez, doou parte para um novo patrimônio e o restante vendeu em lotes para novos moradores.
Contam-se entre os fundadores do povoado de Água Doce, além do Coronel Domiciano, do Capitão Jonas e Major Salustiano, Joaquim Chagas de Matos, Marcolino Antônio Rosa, Isaac Alves Ferreira, Benedito Gonçalves de Deus, David Sabino das Neves e Antônio J. das Neves.
Durante a formação político-administrativa, Água Doce, esteve primeiramente subordinada a Barretos até dezembro de 1917, passando a Município de Olímpia até novembro de 1944, quando foi incorporado a Guaraci.
Em dezembro de 1914, foi criado em Água Doce o Distrito de Paz, já com o nome de Icém, que em tupi y-ce, tem o significado do primitivo topônimo (água doce).
A origem do nome é objeto de diversas hipóteses: uma a de que no córrego vizinho ao povoado teria tombado um carro de bois carregado de açúcar, que se dissolveu em suas águas: outra, a que às margens do mesmo córrego de Água Doce existiam várias famílias que produziam doces caseiros; e a última, talvez a mais acertada, é a de que o nome relaciona-se com a presença dos dois grandes cursos de água doce, os rios Grande e Turvo, que banham suas terras.
No dia 30 de dezembro de 2015, Icém completou 62 anos de  vida independente. 
ibge

Nenhum comentário:

Postar um comentário