Contam-se entre os fundadores do povoado de Água Doce, além do Coronel Domiciano, do Capitão Jonas e Major Salustiano, Joaquim Chagas de Matos, Marcolino Antônio Rosa, Isaac Alves Ferreira, Benedito Gonçalves de Deus, David Sabino das Neves e Antônio J. das Neves.
Durante a formação político-administrativa, Água Doce, esteve primeiramente subordinada a Barretos até dezembro de 1917, passando a Município de Olímpia até novembro de 1944, quando foi incorporado a Guaraci.
Em dezembro de 1914, foi criado em Água Doce o Distrito de Paz, já com o nome de Icém, que em tupi y-ce, tem o significado do primitivo topônimo (água doce).
A origem do nome é objeto de diversas hipóteses: uma a de que no córrego vizinho ao povoado teria tombado um carro de bois carregado de açúcar, que se dissolveu em suas águas: outra, a que às margens do mesmo córrego de Água Doce existiam várias famílias que produziam doces caseiros; e a última, talvez a mais acertada, é a de que o nome relaciona-se com a presença dos dois grandes cursos de água doce, os rios Grande e Turvo, que banham suas terras.
No dia 30 de dezembro de 2015, Icém completou 62 anos de vida independente.
ibge
Nenhum comentário:
Postar um comentário