terça-feira, 5 de janeiro de 2016

PARABÉNS, CIDADES!

IGARATÁ:

No dia 30 de dezembro, a cidade completou 61 anos de emancipação.
O vale do Paraíba, habitado e percorrido pelos índios tamoios, teve grande importância nas incursões dos bandeirantes.
Em fins do século XVIII, a decadência da exploração de ouro em Minas Gerais possibilitou a fixação dos desbravadores, que fundaram fazendas de café, no vale. Nessa época, foi construída, às margens do rio Jaguari, afluente do Paraíba, em território de Santa Isabel, uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Patrocínio, surgindo ao redor, a pequena povoação de Patrocínio de Santa Isabel.
Em 1864 foi elevado à categoria de freguesia e, em 1873, a Município. Sua denominação, no entanto, somente foi alterada para Igaratá, do tupi ygara-atã, significando canoa grande, em 1906.
A decadência da cafeicultura do Vale provocou uma retração no seu desenvolvimento e assim, em 1934, devido à baixa densidade urbana, o Governo do Estado reduziu Igaratá, à condição de Distrito, incorporando-o a Santa Isabel. 
O Município somente foi restaurado em 1953 e instalado no ano seguinte.
A construção da represa Jaguari, integrante do sistema hidrelétrico do Estado, levou a CESP- Central Elétrica de São Paulo, a iniciar, em 1969, à construção de um novo núcleo urbano para abrigar a Municipalidade de Igaratá, cuja antiga sede ficou submersa na represa. 
No mesmo ano as famílias Igarataenses transferiram-se para a nova Igaratá.
Gentílico: igaratense 
ibge

LUPÉRCIO:

O Engenheiro Lupércio Fagundes, proprietário das terras da região, iniciou em 1926, a derrubada das matas, para formação de um núcleo populacional. No ano seguinte chegou Antônio Daun e, em 1934, deram início à demarcação da área onde foram doados lotes às novas famílias que aí se fixaram.
O progresso avançou em todos os setores, concretizando a fundação de Santo Inácio, primeiro nome, onde, em 1936, foi construída a igreja. Nesse ano o Patrimônio elevou-se a Distrito de Paz e, em 1941, Antônio Daun, auxiliado por outros moradores, construíram a Casa Paroquial, tendo sido criada a paróquia no mesmo ano.
Em 1944, o Distrito de Santo Inácio passou a denominar-se Lupércio, em homenagem a um de seus fundadores.



NOVA EUROPA:
 
As origens do povoamento do Cambuty remontam ao século XIX, quando em 1815, foi concedida uma sesmaria, nos sertões de Araraquara, ao Coronel Joaquim José Pinto de Moraes Leme. A colonização, no entanto, iniciou somente em 1906, quando o Governo do Estado adquiriu do Desembargador Bernardo Avelino Gavião Peixoto, herdeiro do antigo sesmeiro, parte das terras para instalação dos núcleos coloniais de Nova Europa, Nova Paulicéia e Gavião Peixoto.
Nesses núcleos foram criados vários incentivos para atrair imigrantes, residentes ou não no País: isenção de pagamento antecipado para aquisição de lotes, longos prazos de pagamento, campo de demonstração. A Estrada de Ferro de Dourado, com ponto inicial em Ribeirão Bonito, onde fazia conexão com a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, uniu os núcleos, em 1908, possibilitando o rápido escoamento da produção agrícola local.
O núcleo de Nova Europa - assim denominado em homenagem aos imigrantes europeus, destacou­se dos demais, devido à alta produção de café, arroz, algodão, milho e outros cereais. 
No último dia 30 de dezembro, a cidade completou 62 anos de emancipação político-administrativa.
ibge

Nenhum comentário:

Postar um comentário