terça-feira, 5 de janeiro de 2016

IPIGUÁ, FELIZ 2016!

O município de Ipiguá foi criado recentemente, em 30 de dezembro de 1993. Anteriormente, havia sido distrito do município de São José do Rio Preto, com sede no povoado de Curupá, conforme a lei de 07 de dezembro de 1927.
Permaneceu durante um longo período sob o domínio de São José do Rio Preto e esteve sujeito à dinâmica da região que havia recebido um impulso maior a partir de 1912, com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Araraquarense. 
Pouco tempo depois, a partir de 1917, foi iniciado seu processo de ampliação administrativa com a criação de diversos distritos e municípios.
No último dia 30 de dezembro completou 22 anos de emancipação político-administrativa.
ibge



O Brasão de Ipiguá

Todos os elementos que compõem o brasão estão ligados ao cultivo da terra.
Criação de gado
Cana-de-açúcar
Algodão
Café
Milho
Laranja
Manga
Trigo

Engrenagem dos engenhos de produção sempre estiveram presente na vida dos produtores. A flora e a fauna presente na região de Ipiguá. Muitas florestas nativas, intactas. Em várias épocas do ano, pássaros e animais silvestres migram para a região vindo do Mato Grosso, Goiás, Minas e região pantaneira. A torre dupla sustentada por dois pilares pratas, com um portal ao meio. A porta de entrada para a região de terras fartas na produtividade agrícola. A água dos córregos da região.
Ao meio, logo acima do córrego, o cocar indígena, em respeito a uma região onde Índios de várias origens viveram por muito tempo. O conjunto de cores bem típicas da região tropical. 
Ao lado do cocar indígena, a data de emancipação política, 1993 e a data da primeira administração política em 1996. 
A espada alada, representando a Liberdade e a Justiça. A palavra: Liberdade, notoriamente a independência administrativa. Até então, Ipiguá era subdistrito de São José do Rio Preto – SP. A palavra: Justiça, não é só a forte expressão, mas a necessidade de se ter justiça no País. É típico para os moradores da região, em especial a todo o interior do Estado de São Paulo, povoados que lutaram pela sobrevivência, pela justiça e pela liberdade de trabalhar e produzir. 
O nome da cidade: IPIGUÁ, em fita vermelha, mostra a intensidade da cor do sol, do sangue, do fogo, da paixão pela terra.
pm local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário