segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

OS 81 ANOS DE VERA CRUZ, A CIDADE JÓIA.



Vera Cruz é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º13'11" sul e a uma longitude 49º49'10" oeste, estando a uma altitude de 628 metros. Sua população estimada em 2014 é de 11.107 habitantes.
Vera Cruz é um município típico do interior paulista: com belas praças, população gentil e tranquila.
A data de fundação de Vera Cruz é 3 de outubro de 1923 (pelo fundador Pompeu de Souza Queiroz) e a emancipação política administrativa ocorreu em 25 de janeiro de 1935, por Decreto-Lei Nº6855 de 10 de dezembro de 1934 do então Governador do Estado de São Paulo, Armando Salles de Oliveira.
O slogan do município é "Cidade Joia", assim designada pelo médico Cândido Alvim em 1937, no lançamento da pedra fundamental do hospital de Vera Cruz.
A maioria de sua população é católica e a cidade tem como seu padroeiro o Sagrado Coração de Jesus. 
A igreja da cidade é considerada um santuário e atrai uma romaria anual em devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
A igreja central foi construída pelo Monsenhor Florentino Santamaria, que chegando da Espanha, não poupou esforços para que toda a população se envolvesse no projeto de construir o Santuário. Projetada por ele mesmo tendo o projeto de adornos sido feito pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, que além de outras igrejas pelo Brasil também projetou a nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
Fonte: PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário