sábado, 16 de janeiro de 2016

BAIRROS FERREIRA DAS ALMAS E TAQUARAL ABAIXO E A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Solenidades em Ferreira das Almas e Taquaral Abaixo

No sábado do dia 17 de outubro de 2015 foram realizadas duas solenidades cívicas de inauguração de placa e monumento em bairros do município paulista de Capão Bonito, ambas relacionadas às comemorações dos 83 anos da Revolução Constitucionalista no Setor Sul do Estado de São Paulo e que promovidas foram pelos núcleos MMDC de Capão Bonito e de Itapetininga, sucursais da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em parceria com a Rede de Cidadania Ativa de Capão Bonito, com a Associação de Moradores dos bairros de Ferreira das Almas e Taquaral Abaixo e com o 54º Batalhão de Polícia Militar do Interior.



Praça central do bairro Ferreira das Almas

Na primeira solenidade, esta ocorrida às 10 horas da manhã no bairro Ferreira das Almas, afixada foi placa alusiva da condição do bairro de teatro de operações da Revolução Constitucionalista de 32 nas jornadas de 19 a 21 de setembro de 1932. A afixação da placa se deu em templo da igreja católica existente no local desde o ano de 1868 e que durante a Revolução foi alvo de rajadas de metralhadora advindos de forças adversárias que atacaram os paulistas ali entrincheirados em defesa da localidade.



Igreja do bairro Ferreira das Almas



Data de fundação da igreja de Ferreira das Almas: 1874



Placa afixada na Igreja de Ferreira das Almas


Detalhe do interior da igreja


Momento da afixação da placa


Convidados e autoridades presentes

Após a fixação, o Cel PM Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, acompanhado do presidente do Núcleo MMDC de Itapetininga realizou a concessão do Diploma de Honra ao Mérito "Constitucionalistas do Setor Sul" as seguintes personalidades que colaboraram com o resgate do histórico do bairro Ferreira das Almas na Revolução de 32: Celia Lincoln do Amaral (Rede de Cidadania Ativa de Capão Bonito), Ezequiel Ferreira de Queiroz (vereador), Dom José Moreira de Melo (Bispo de Itapeva), Laercio de Almeida (morador de Ferreira das Almas), Lila Santos (Rede de Cidadania Ativa de Capão Bonito), Maria Ferreira Martinho (moradora de Ferreira das Almas), Rogério Ferreira do Nascimento (presidente da associação de moradores de Ferreira das Almas).


Palavras do Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC


Concessão de Diploma de Honra ao Mérito

Já a segunda solenidade, esta ocorreu às 14 horas no bairro Taquaral Abaixo, tendo sido ali inaugurado monumento e descerrada placa alusiva à condição do bairro de teatro de operações da Revolução Constitucionalista de 32 nas jornadas de 28 de setembro a 4 de outubro de 1932. 
O monumento foi construído na praça central do bairro, o mesmo que nos dias finais da revolução abrigou a última trincheira do Exército Constitucionalista do Setor Sul mesmo depois do armistício declarado a 2 de outubro.


Bairro Taquaral Abaixo


Monumento Taquaral Abaixo - a última trincheira do Setor Sul


Detalhe da placa constante no monumento



Momento do descerramento da placa e inauguração do Monumento. A solenidade contou ainda com a leitura do poema "Oração ante a última trincheira" de Guilherme de Andrade e discursos proferidos pelas autoridades presentes, as quais ressaltaram a importância histórica do bairro na memória da epopeia de 32.


Discursos proferidos
Os agradecimentos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC a todos aqueles que tornaram possível essa solenidade foram materializados com a concessão da Medalha Governador Pedro de Toledo às seguintes personalidades civis e militares: Júlio Fernando Galvão Dias (Prefeito Municipal de Capão Bonito), Nino Nunes (Vereador da Câmara Municipal de Capão Bonito), Ten Cel PM Celso Rodrigues da Silva (Policia Militar do Estado de São Paulo), 1º Ten PM Felipe Jose Leme (Policia Militar do Estado de São Paulo), Gilson Eduardo Kurtz de Carvalho Lopes (Colaborador Emérito do Núcleo MMDC de Itapetininga), Pedro Amancio Mendes Filho (Chefe em exercício da Floresta Nacional de Capão), Miriam Rosa Paron (Vice Chefe em exercício da Floresta Nacional de Capão), Antonio Francisco de Queiroz (Testemunha ocular do término da Revolução de 32 em Taquaral Abaixo aos 12 anos de idade).

 
Medalha Governador Pedro de Toledo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC



Agraciados com a Medalha Governador Pedro de Toledo



Vice prefeito Marco Antonio Citadini recebe a medalha em nome do Prefeito Dr. Júlio Fernando Galvão Dias


Seu Tonico ao ser condecorado com a medalha.
Os agradecimentos dos núcleos MMDC Capão Bonito e Itapetininga foram materializados com a concessão do Diploma de Honra ao Mérito "Taquaral Abaixo: a última trincheira do Setor Sul" às seguintes personalidades e entidades: Matheus Antonio Enei Francatto (Presidente da Câmara Municipal de Capão Bonito), Dirceu Pedroso de Abreu (Secretário Municipal de Obras), Cel PM Mário Fonseca Ventura (Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC), Roque de Jesus Abreu (Presidente da Associação de Moradores do Bairro de Taquaral Abaixo), 1º Ten PM Wagner Luciano de Oliveira (Presidente do Núcleo MMDC de Capão Bonito), Sd PM Felipe Donizete de Souza (Praça distinta do 54 º BPM-I), Pedro Hilarindo da Silva (Membro da Associação de Moradores do Bairro de Taquaral Abaixo), Antonio Carlos Aristides (Colaborador emérito do Núcleo MMDC de Itapetininga), Marinei Chalub (Secretaria da Sociedade Veteranos de 32-MMDC) e Therezinha de Jesus Venturelli Goulart (Gabinete da Prefeitura de Capão Bonito).



Concessão do diploma de honra ao mérito


Concessão do diploma de honra ao mérito.
Também foram agraciados com este diploma as seguintes personalidades e entidades que colaboraram com a aquisição da placa de aço ilustrativa do monumento: Coronel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada (Deputado Estadual pelo Estado de São Paulo), Tenente Coronel PM Celso Rodrigues da Silva (Colaborador Emérito do Núcleo MMDC de Itapetininga), Major PM Anderson Luiz Alves dos Santos (Presidente do Núcleo MMDC de Cruzeiro), 1º Tenente PM Carlos Henrique Lorenço Rovina (Presidente do Núcleo MMDC de Araçatuba), Asp Of PM Res Tiago Rodrigues Peggau e Silva (Presidente do Núcleo MMDC de Santo Amaro), Cabo PM Euclides Cachioli de Lima (Colaborador Emérito do Núcleo MMDC de Itapetininga), Professor João Francisco de Aguiar (Presidente do Núcleo MMDC de São Pedro), Pracinha Victório Nalesso (Ex-Combatente da Força Expedicionária Brasileira), Loja Maçônica Simbólica Concórdia e Caridade (na pessoa de seu presidente Dr. Marco Henry Cacciacarro Júnior), Rede de Cidadania Ativa de Capão Bonito (na pessoa de Helena Regiane da Silveira) e Afrânio Franco de Oliveira Mello (vice presidente do Núcleo MMDC de Itapetininga).



Concessão do diploma de honra ao mérito.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC nas suas sucursais de Capão Bonito e Itapetininga agradece à Prefeitura de Capão Bonito, à Rede de Cidadania Ativa de Capão Bonito, às associações dos bairros Ferreira das Almas e Taquaral Abaixo, assim como ao 54º Batalhão de Polícia Militar do Interior pela concretização de ambas as solenidades, as quais marcaram o término das comemorações dos 83 anos da Revolução de 32 no Setor Sul do Estado de São Paulo.

CENTRAL DOS BLOGS DA ESTRUTURA DOS NÚCLEOS DE

domingo, 2 de agosto de 2015



Passeios de visitação histórica em Taquaral Abaixo e Fundão


Na manhã e na tarde do sábado do dia 1 de agosto de 2015 foram realizados passeios de visitação histórica nas localidades de Taquaral Abaixo (Bairro de Capão Bonito/SP) e Fundão (Bairro de Buri/SP). Ambos locais que teatro de operações de guerra foram durante a Revolução Constitucionalista de 1932, visitados por foram membros da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e pesquisadores associados dos Núcleos MMDC de Itapetininga, Campina do Monte Alegre e de Buri, bem como personalidades e autoridades civis, os quais realizaram a concessão de placas comemorativas à líderes comunitários desses bairros.




Detalhe da praça central do Bairro Taquaral Abaixo



Concessão da Placa a Comunidade do Bairro do Taquaral Abaixo


No bairro do Taquaral Abaixo, local onde a 4 de outubro de 1932 foi dado o último tiro da Revolução de 1932 no Setor Sul do Estado de São Paulo, a comitiva de visitantes, acompanhada de autoridades civis locais, pode conhecer as histórias do final da revolução ali ocorridas na voz do senhor Antonio Francisco de Queiroz (Seu Tonico), que nascido foi em 1923, nove anos de idade tinha quando daqueles acontecimentos, os quais testemunhou em pessoa. A afixação da placa comemorativa da condição desse bairro foi realizada na igreja ali existente, sendo em uma de suas paredes internas afixada.



Detalhe da igreja na praça central do Bairro Taquaral Abaixo


Seu Tonico (ao centro) quando da concessão da placa



Personalidades durante a concessão da placa



Detalhe da placa que foi concedida ao Bairro Taquaral Abaixo


Após a concessão da placa em Taquaral Abaixo, o passeio deu continuidade com a visita ao Bairro do Fundão, em Buri, quando então pequena palestra foi realizada aos presentes, tendo em vista o esclarecimento do significado histórico da localidade durante a Revolução de 32 pelo Sr. Antonio Carlos Aristides, membro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.


Palestra do Sr. Antonio Carlos Aristides sobre a Revolução de 32 no Setor Sul

Após a palestra, realizou-se a concessão da placa comemorativa da participação do bairro na Revolução de 1932, tendo a comitiva sido agradecida pela liderança comunitária local. A exemplo do que ocorreu no bairro Taquaral Abaixo, diplomas de honra ao mérito foram concedidos.



Lideranças comunitárias do Bairro do Fundão


Concessão da Placa a Comunidade do Bairro do Fundão



Detalhe da placa que foi concedida ao Bairro do Fundão

Além da visita aos referidos bairros, a comitiva esteve em Buri, onde o Sr. Antonio Carlos Aristides foi homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito Constitucionalistas do Setor Sul, pelo relevante trabalho de palestras sobre a esta e outras cidades do Setor Sul participes da Revolução de 1932 em escolas e demais instituições para onde leva seus conhecimentos da Epopeia de 32.


O Sr. Aristides ao receber o diploma defronte ao monumento da Revolução de 32 em Buri/SP

O passeio de visitação histórica aos referidos municípios propiciou o estabelecimento de parcerias e a possibilidade de inauguração de monumento da Revolução de 32 no bairro Taquaral Abaixo por conta da condição deste de última trincheira do Setor Sul da referida revolução com previsão para a data de 4 de outubro de 2015.

Postado por CENTRAL DOS BLOGS DA ESTRUTURA DOS NUCLEOS DE CORRESPONDENCIA 
Fonte: "Campina de Heróis" e "Baionetas de Buri" da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em parceria com o 54º Batalhão de Polícia Militar do Interior.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário