domingo, 22 de fevereiro de 2015

A FAMÍLIA MULLER, EM AMERICANA

Os primeiros registros sobre a ocupação do território de Americana datam do final do século XVIII e fazem menção a Antônio Machado de Campos, Antonio de Sampaio Ferraz, Francisco de São Paulo e André de Campos Furquim, que se estabeleceram nas terras de Salto Grande, distribuídas ao longo das margens dos rios Atibaia e Jaguari, afluentes do Rio Piracicaba. 
Cultivavam a cultura de cana de açúcar e aguardente.
Em meados do século passado, crescia o plantio de café e em seguida o de algodão, juntamente com as famosas melancias do tipo "Cascavel da Georgia".
A construção da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, iniciativa dos fazendeiros de café da região, facilitava o escoamento desses produtos regionais. 
Nesse período, com o loteamento de terras ao redor da estação, pelo Capitão Ignácio Correa Pacheco, formou-se o 1º Núcleo Urbano.
A Fábrica de Tecidos Carioba é considerada como berço da industrialização de Americana. 
Da antiga fábrica, fundada em 1875, concomitantemente com a inauguração da Estação da Cia Paulista de Estradas de Ferro, da qual distava 3 Km, evoluiu para a atrativa vila industrial a partir dos primeiros anos deste século.
Local de características ímpares por sua privilegiada situação geográfica, um recanto de rara beleza natural chegou ao apogeu de seu desenvolvimento têxtil, arquitetônico e paisagístico sob a administração da família Müller.


Estes proprietários, de origem alemã, transplantaram para a localidade toda a concepção de urbanização baseada no estilo europeu que se materializou nas edificações das fábricas, residências patronais, hotel, escola, cooperativa e moradias dos operários.
Carioba ao lado da importante atividade têxtil que atraía a mão de obra dos imigrantes estabelecidos na região, oferecia também inúmeras possibilidades de educação e lazer em meio a uma intensa participação cultural. Tornou-se um cartão de visitas para numerosos visitantes tanto do Brasil como do Exterior.
Por várias décadas foi o centro da atividade têxtil que depois se irradiou para a Vila Americana, principalmente a partir de 1940.
Criado por Lei de 12 de Novembro de 1924, o Município de "Vila Americana" foi solene e oficialmente instalado em 15 de janeiro de 1925.
O aniversário de Americana é comemorado em 27 de Agosto.
Fonte: PM de Americana.
Foto: site O Espírito do Lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário