quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

COLÔMBIA TAMBÉM ANIVERSARIA HOJE!

O INÍCIO DE TUDO 
Em 10 de setembro de 1884, na cidade de Ribeirão Preto, filha de José da Mata Fontoura, nascia Alice da Mata Fontoura. Contraindo núpcias com Aureliano de Araújo, foi morar no Vale do Rio Grande, onde possuía grande área de terras, denominada Fazenda Bernarda. 
Teve um único filho de coração que recebeu o nome de José da Mata Fontoura Filho. 
Alice Fontoura era uma mulher boníssima e muito preocupada com seu semelhante. Achou por bem doar um lote de terra para que ali fosse construída uma igreja em louvor a Nossa Senhora do Rosário, da qual era devota, sendo esse o marco oficial para que se erguesse uma cidade. 
Haviam indícios de que a estrada de ferro chegaria até Porto Cemitério, nome que tinha Colômbia no passado. E sendo assim Alice Fontoura resolveu lotear um pedaço de terra ás margens do rio Grande e foi desse loteamento que nasceu a cidade. 
Alice Fontoura, além de doar o terreno para a construção da igreja, doou também para a construção de uma escola, praça, casa paroquial, cemitério, casa da lavoura e a praça do jardim da ponte que liga o estado de São Paulo a Minas Gerais. O grupo escolar recebeu seu nome e ela fez muitas benfeitorias para ajudar doando ainda móveis e livros e ajudando na alimentação das crianças. 
No local onde se erguia a cidade, sendo às margens do Rio Grande, havia um tráfego grande de pessoas que desembarcavam nas balsas vindas de Minas Gerais e tornou-se um lugar violento; muitas brigas causadas pelos viajantes, sempre acabavam em mortes e logo o povoado foi denominado de PORTO CEMITÉRIO.
Com a chegada dos trilhos da estrada de ferro, chegava o crescimento e aumentava consideravelmente o número de habitantes.

O DISTRITO DE LARANJEIRAS
Não se pode precisar a idade certa que tem o distrito de Laranjeiras. Os primeiros registros que se tem, datam do ano de 1909.
Teve diversos nomes, tais como: Goiaba, Rancharia e depois Laranjeiras, pois na região tinha muita plantação de laranja. Nos primórdios foi pouso de boiadas que vinham de Minas Gerais e Goiás, atravessavam o Rio Grande a nado e subiam pelo corredor boiadeiro que conduzia até a estrada que levava a Laranjeiras. 
As comitivas chegavam com suas bruacas, penduradas em mulas que pela distância que percorreram já a muito diminuíram seus passos; nessas bruacas traziam os mantimentos para alimentarem toda a comitiva que estando agora tão perto de casa começam a sentir o cansaço pelo longo caminho percorrido. 
Por ali passavam muitas horas até descansarem, para prosseguir viajem. Não se envolviam muito com o povo do lugar, porque o povoado era um tanto violento. 
Com todos os problemas sociais existentes na época, ainda era um local animado, faziam muitos bailes, quermesses e por ser rodeada por fazendas de plantação de laranja, nesse local nunca faltou, para quem quisesse trabalhar, emprego nas lavouras. Quando Colômbia passou a município, Laranjeiras passou a ser um distrito de Colômbia. E com isso Colômbia passou a se desenvolver mais que Laranjeiras.
Datas Comemorativas:
18 de Fevereiro - Aniversário da Cidade;
16 de Julho - dia da Padroeira da Cidade.
Site da Prefeitura Municipal de Colômbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário