A colonização de Pardinho teve início no século XVIII, quando as terras próximas à Serra de Botucatu foram divididas em sesmarias, dentre estas, a Fazenda Santo Inácio que deu origem às cidades de Pardinho e Botucatu.
As dificuldades de acesso retardaram a ocupação da região, muito embora o Governo Provincial tenha incentivado seu desenvolvimento concedendo terras aos povoadores em 1776.
Anos mais tarde, a construção da Capela do Divino Espírito Santo, em uma área doada por João Antônio Gonçalves, juntamente com outras doações feitas por José Rocha e Bento Franco, deram início a formação do patrimônio de Espírito Santo do Rio Pardo.
Com a expansão da cafeicultura no oeste paulista, no final do século XIX, muitos imigrantes se instalaram na região, proporcionando um período de grande desenvolvimento e implementação de melhoramentos públicos.
Em 16 de abril de 1891, através do Decreto Estadual nº 159, foi criado o distrito de Espírito Santo do Rio Pardo, no município de Botucatu.
Em 30 de novembro de 1938, através do Decreto Estadual nº 9775, o distrito passou a se chamar Pardinho, por se localizar próximo as cabeceiras do rio Pardo.
Aniversario da cidade: 18 de fevereiro; a
no de fundação: 1960; g
entílico: pardinhense.
site sp cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário