quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

VIVA A CAPITAL DAS CONFECÇÕES, TAGUAÍ!






Capital das Confecções é o título promocional usado pela cidade que tem como principal vocação econômica a fabricação de peças de vestuário, geralmente calças, em tecido jeans. 
Taguaí comemora hoje 56 anos de autonomia político-administrativa, conservando suas características interioranas, com destaque para a praça em frente da Matriz de Santa Rita de Cássia e a Festa do Peão, que acontece há quase 30 anos.
Também destaca-se o Carnaval de Argolas, que é típico do lugar e há pelo menos quatro décadas diverte os peões nos dias de folia: é 
uma adaptação dos festivais medievais, realizados em algumas localidades europeias, constituindo-se de um duelo de cavaleiros empunhando lanças; claro que as lanças são substituídas por inofensivas hastes de madeiras, que os cavaleiros em galope devem encaixar em uma argola pendurada na altura da cabeça do adversário.
A arena de rodeio e a imagem de Cristo localizada no trevo de entrada da cidade são os principais símbolos locais.
A água, riqueza abundante nas localidades do Vale do Paranapanema, onde se localiza o município, integra o significado do topônimo de origem tupi: tagua quer dizer “barro de cerâmica” e i, “água”.
Fica a 232 quilômetros de distância de São Paulo e é servido pela Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho (SP-249).
A origem de Taguaí está ligada à abertura da Fazenda Santa Rita, em 1890, de propriedade da família Ribeiro. 
A possibilidade de trabalho na lavoura trouxe várias famílias de origem italiana, que deixaram a região de Ribeirão Preto e, então, dirigem-se para o sertão do Alto Fartura. Esses imigrantes são responsáveis pela construção de uma capela em louvor a Santa Rita de Cássia e, ao seu redor, começa a crescer o povoado.
Por volta de 1910, o pequeno núcleo recebe o nome de Santa Rita dos Impossíveis da Concórdia. 
Ao ser transformado em distrito do Município de Fartura, em 19 de dezembro de 1911, tem sua denominação alterada para Ribeirópolis. Em 30 de novembro de 1944, é adotada a denominação Taguaí, tornando-se autônomo em 18 de fevereiro de 1959.
fonte: Cepam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário