domingo, 22 de fevereiro de 2015

SÃO PEDRO, TERRA DO POETA GUSTAVO TEIXEIRA


Nasci em São Pedro, no sítio São F
rancisco, perto da serra, em 4 de março de março 
de 1881, sendo meus pais Francisco de Paula e 
Silva e Miquelina Teixeira de Escobar e Silva. 
meu nome todo é Gustavo de Paula Teixeira. 
Estudei as primeiras letras em casa, com minha 
mãe. E comecei a ler versos. 
Em 1901 (janeiro), 
fui para São Paulo onde continuei os estudos com 
o meu irmão Francisco de Paula Teixeira, espírito c
ultíssimo, que além de meu professor, foi o meu 
guia espiritual, iniciando-me na carreira das letras. 
Trabalhei, em 1905, na "Folha Nova", de Garcia 
Redondo. Colaborei, naquele tempo, nos 
principais jornais e revistas de São Paulo. 
Em fins 
de 1905, tendo desaparecido a "Folha Nova", 
voltei para São Pedro, onde fui nomeado 
secretário da Câmara, cargo que ocupo até esta 
data. 
Em 1908, publiquei o Ementário, livro 
de versos, prefaciado por Vicente de Carvalho. 
Em 1925, publiquei os Poemas Líricos. 
Tenho para publicar: O Sonho de 
Marina, poemeto; A Canção da Primavera, 
poemeto; Último Evangelho, poema sobre a 
vida de Jesus (em preparo), e um grosso volume 
de poesias avulsas, ainda sem título. 
São esses os traços principais de minha 
vida. 
São Pedro, 6-10-31. 
(a.) Gustavo Teixeira. 

in  "Gustavo Teixeira: O Poeta que a Cidade Engoliu", trabalho de conclusão de curso feito por
Samanta Rosa Maia e apresentado como 
requisito para a 
obtenção do Grau de Bacharelado em 
Letras-Português, sendo orientado pelo professor
Dr. Alckmar Luiz dos S
antos, em Florianópolis, 2013.
No mês de setembro, na cidade de São Pedro, há uma semana de eventos em homenagem a ele que, lá nascido em 1881, faleceu no ano de 1937, poucos meses depois de ter sido eleito para a Academia Paulista de Letras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário