quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

TABOÃO DA SERRA, FELIZ ANIVERSÁRIO!




HISTÓRIA DE TABOÃO DA SERRA
Por volta de 1915, a circulação rodoviária provocou o surgimento de pequenas aglomerações de pessoas ao longo das estradas. Esses povoados foram chamados de "povoados-entroncamentos". Localizados nos principais entroncamentos das estradas, postos de gasolina, botequins, vendas e restaurantes começaram a surgir na estrada Taboão - Campo Limpo.
A Partir da década de 40, esses povoados começaram a crescer, devidoao aumento da circulação de automóveis e ao crescimento do comércio. Os "povoados-entroncamentos" começaram a funcionar como pólos de desenvolvimento suburbanos e passaram a ser chamados de "subúrbios-entroncamentos".
Até o ano de 1940, Taboão da Serra era um bairro da cidade de São Paulo. Foi também em 1940, que pelo caminho M'Boy, passou a circular a primeira jardineira que fazia o trajeto do bairro de Pinheiros, até o então distante bairro do Taboão. Já em 1953, Taboão continuava sendo um bairro, só que agora do Embu. No dia 10 de dezembro de 1953, desmembrou-se do Distrito de Embu, deixando de ser um bairro, passando a ser um Distrito do munícipio de Itapecerica da Serra.
A emancipação de Taboão da Serra se deu por acaso, no mesmo ano de 1953, o Distrito do Embu começou um grande movimento para se emancipar. Alguns políticos itapecericanos, procuraram o médico José Jesuino Maciel e propuseram emancipar também Taboão da Serra. Os dois vereadores eleitos quando Taboão da Serra ainda era Distrito, Oswaldo Cesário de Oliveira e José Martins ainda nem sequer defendiam a idéia da emancipação.
No dia 25 de janeiro de 1958 a comissão Pró-emancipação formada por José Jesuino Maciel, Leo Baranowski, José Ruiz Moreno, Benedito Carneiro de Freitas, Sebastião da Cunha, José André de Moraes, Hosuke Hataka, Álvaro Manoel de Oliveira e Luzia Hellmeister jurado fizeram a primeira reunião para por em prática o plano de emancipação.
Em 1958 a população de Taboão da Serra era de 8 mil habitantes.
No dia 30 de abril, a comissão dava entrada ao requerimento dirigido á Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (na época presidida por Franco Montoro). No dia 31 de dezembro de 1958 a Comarca de Itapecerica da Serra é desmembrada, sendo criados os municípios de Embu e Taboão da Serra. No dia 1º de janeiro de 1960 é instalado o município de Taboão da Serra, que reunia na época 10 mil habitantes. Um projeto de lei da Câmara taboanense, consolidou o dia 19 de fevereiro como o dia de aniversário oficial da cidade.
Do blog da professora Cláudia López Azevedo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário