sábado, 14 de fevereiro de 2015

SÍLVIO VIEIRA DE ANDRADE FILHO, ESCRITOR, É DE GUAREÍ


Filho do casal Sílvio Vieira de Andrade e Filomena Aparecida Vieira, SÍLVIO VIEIRA DE ANDRADE FILHO nasceu em Guareí no dia 06 de outubro de 1944. 
O pai foi prefeito
 e vereador na cidade por duas legislaturas.
O
ensino primário foi feito na cidade natal, mas os cursos ginasial e clássico no Instituto de Educação "Peixoto Gomide", em Itapetininga.
Depois da graduação em Letras, concluiu a pós-graduação em Filologia Românica na Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tendo realizado um estudo contrastivo do sistema temporal das línguas românicas no ano de 1970.
Casou-se em 1971, em Sorocaba, com Célia Maria Cruz Vieira de Andrade, onde passou a residir.
 No ano seguinte, como bolsista do Instituto de Alta Cultura de Lisboa, inteirou-se dos estudos dialetológicos da língua portuguesa na Universidade de Lisboa, Portugal. 
A partir de 1982, Sílvio Vieira de Andrade Filho frequentou os cursos de Lingüística do Mestrado da Puccamp.
Para a obtenção do título de Mestre, elaborou a dissertação "Definido? Uma Proposta Textual para a Descrição do O em Português" (1986). 
Nesta data, começou a frequentar os cursos de Linguística da Universidade de São Paulo e a tese de Doutorado de 1993 resultou na obra "Um Estudo Sociolinguístico das Comunidades Negras do Cafundó, do Antigo Caxambu e de seus Arredores", ISBN: 85-89017-01-X, Secretaria da Educação e Cultura de Sorocaba, 2000. 
O livro “Guareí” surgiu em 2004 e foi patrocinado pela Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Guareí. 
O livro “Itapetininga” é de 2006. 
A segunda edição do livro "Um Estudo Sociolinguístico das Comunidades Negras do Cafundó, do Antigo Caxambu e de seus Arredores"  data de 2009. 
E-mail e sites do autor:
Sílvio Vieira de Andrade Filho - vieira.sor@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário